CPA

Prazer, eu sou a CPA

A sigla significa Comissão Própria de Avaliação e a sua responsabilidade é planejar, organizar, aplicar e acompanhar a autoavaliação na Toledo Prudente. Essa comissão é autônoma e responsável pela prestação de informações ao INEP/MEC.

A CPA foi instituída pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que avalia todos os aspectos que giram em torno de cinco eixos e dez dimensões.

A CPA é formada por membros da comunidade acadêmica, tais como: representantes dos alunos, dos professores, dos colaboradores e da sociedade civil.

Os resultados obtidos com as avaliações aplicadas pela CPA, bem como ouvidorias são analisados e apresentados aos setores pertinentes para que haja o planejamento de ações de melhoria nos eixos: ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Os integrantes da CPA são nomeados pela Reitoria da Toledo Prudente para um mandato de 2 anos.

EIXO 1
Planejamento e avaliação institucional

Dimensão 8 – Planejamento e avaliação

EIXO 2
Desenvolvimento Institucional 

Dimensão 1: Planejamento e desenvolvimento individual – PDI
Dimensão 3: Responsabilidade Social da instituição

EIXO 3
Políticas Acadêmicas

Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
Dimensão 4: Comunicação com a sociedade
Dimensão 9: Políticas de atendimento aos discentes

EIXO 4
Políticas de Gestão

Dimensão 5: Políticas de Pessoal
Dimensão 6: Organização e gestão da instituição
Dimensão 10: Sustentabilidade financeira

Equipe da CPA Toledo Prudente
PORTARIA REITORIA Nº 09 DE 04 DE AGOSTO DE 2023 

Clarice Yoshioka 
Coordenadora da Comissão
Mario Augusto Andreta Carvalho 
Representante Docente
Tiago Grajanin de Souza
Representante Docente
Paulo José Sereguetti
Representante Administrativo
Viviani Priscila Piloni Vilhegas
Representante Administrativo
Paula Mesquita Melques
Representante Administrativo
Allana Cordeiro Di Felice
Representante Discente
Gabriela Gastardi
Representante Discente
Giovanna Gonsalves Aglio
Representante Discente
Shemara Iamada
Representante da Comunidade
José Carlos Cavalcante
Representante da Comunidade
AUTOAVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO EXTERNA
OUVIDORIA
Você pediu, a Toledo atendeu!

A Autoavaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

  • à melhoria da qualidade da educação superior.
  • à orientação da expansão de sua oferta.
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Autoavaliação Institucional divide-se em duas modalidades: avaliação externa e interna.

A avaliação externa é realizada pelo MEC e contempla os atos autorizativos institucionais (credenciamento e recredenciamento) e de curso (autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento), bem como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE.

Os resultados das avaliações realizadas pelos conselhos profissionais: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conselho Federal de Contabilidade (CFC) também são considerados para os necessários redirecionamentos nos projetos pedagógicos dos cursos.

 

ENADE

Aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Inep/MEC, o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes. O conceito ENADE é atribuído conforme uma escala de 0-5. Clique aqui para conferir o quadro de índices ENADE dos cursos da Toledo Prudente

 

ÍNDICE GERAL DE CURSOS – IGC

O Índice Geral de Cursos (IGC) é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

O IGC, atribuído conforme uma escala de 0-5, é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade. Clique aqui para conferir o quadro de IGC da Toledo Prudente.

 

O que é Ouvidoria?
Ouvidoria é um espaço que funciona como uma ponte entre a comunidade acadêmica (aluno, professor, colaborador), a comunidade em geral e a Toledo Prudente.

A Ouvidoria é o canal por meio do qual são encaminhados elogios, sugestões, as solicitações e as críticas construtivas referentes aos diversos serviços oferecidos, bem como à infraestrutura da Toledo Prudente.

Quem é o Ouvidor?
O ouvidor é o Coordenador da CPA que atua como centralizador e facilitador das relações entre o aluno e a instituição de ensino, encaminhando a solicitação ao setor pertinente e acompanhando o andamento da demanda até a sua finalização, contribuindo para a melhoria da gestão e, consequentemente, para a satisfação de toda comunidade acadêmica.

Quando acontece a Ouvidoria?
A qualquer tempo a comunidade acadêmica e comunidade em geral podem participar da Ouvidoria online.

O resultado de todos os processos de Avaliação Institucional praticados pela Toledo Prudente se materializam em uma série de melhorias para a comunidade acadêmica. O selo “Você pediu, a Toledo atendeu” serve para sinalizar essas ações! Confira algumas:

 

Psicopedagoga Online!
Ela tá on! A Neuza Gibim, Psicopedagoga da Toledo Prudente expandiu os seus atendimentos e agora também atende de forma online.

Essa foi mais uma sugestão dos alunos por meio da Avaliação Institucional. Para agendar seu horário, ligue para (18) 3901-4000

 

Tutoria EAD por mais tempo!
Os alunos da EAD Toledo Prudente contam com mais horas de tutoria e além de expandir os atendimentos, os tutores passam a atender também no período no noturno.

 

Bike Parking
Atendendo a sugestão dos alunos Marcelo Vagner e Alexandre Gimenez, a Toledo Prudente Centro Universitário inaugurou em 2016 um espaço adequado e seguro para que os alunos possam guardar suas bicicletas no Centro Universitário: o Bike Parking.

Eles fizeram a sugestão por meio dos canais de comunicação da CPA (Comissão Própria de Avaliação)

 

Pit Stop do Mirtão!
Chegar antes na faculdade, nunca foi tão gostoso! Desde 2018, e por meio de sugestões dos alunos, a Toledo Prudente conta com um espaço para descanso e refeições.

O Pit Stop do Mirtão conta com micro-ondas, televisão, sofás, mesas e banheiros. Dessa forma, seja antes das aulas ou durante os intervalos, os alunos têm um espaço para descansar e fazer suas refeições.

Dúvidas frequentes.

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação, ou CPA, é a responsável por planejar, organizar e executar a autoavaliação na Toledo Prudente, momento em que a comunidade acadêmica, ou seja, alunos, professores e colaboradores pode avaliar e serem avaliados.

Quem pode participar da CPA?

A comissão é formada por representantes da instituição de ensino, sejam eles do membros dos setores administrativos ou docentes, por alunos e por membros da comunidade. Dessa forma, o trabalho mantém imparcialidade e foco.

Para que serve a Avaliação Institucional?

Na Toledo Prudente, as avaliações institucionais acontecem bem antes delas se tornarem uma obrigatoriedade pelo Ministério da Educação, isso porque o Centro Universitário reconhece a importância e a efetividade de dar voz a toda comunidade acadêmica. As Avaliações Institucionais acontecem em momentos pontuais, para os cursos de graduação presencial e EAD, e todos os devem participar.