Pesquisa

A pesquisa desenvolvida pelos alunos e professores da Toledo Prudente é expressiva, efetiva, constante e vem se destaca por sua amplitude, cobrindo diversas áreas do conhecimento, e por sua profundidade, com resultados que avançam e produzem conhecimentos relevantes para a sociedade. A coordenadora de Pesquisa da Toledo Prudente é a Professora Carla Destro.

Fazer pesquisa durante a faculdade poder ser uma excelente ideia por vários motivos! 

  • Promove o conhecimento
  • Ajuda a conhecer mais pessoas
  • Contato direto com as principais teorias
  • Possibilidade de bolsas de estudos
  • Participação em eventos

Além disso, a iniciação científica promove o espírito crítico e criativo, da curiosidade, do aprofundamento e da disciplina do ser humano e futuro profissional.

Pensando nisso, o Núcleo de Estudos e Pesquisas – NEPE foi instituído em 1999, visando estimular um ambiente de pesquisa na comunidade acadêmica, incentivando a investigação e a produção científica.

Objetivos do NEPE:

  • Desenvolver a capacidade de investigação científica docente / discente.
  • Contribuir com o ensino e a extensão na geração de conhecimentos.
  • Aprofundar o conhecimento dos problemas nacionais, com ênfase nas necessidades locais e regionais.
  • Disponibilizar um banco de dados informativos sobre a região em que a Toledo Prudente está inserida.
  • Cooperar para a integração do conhecimento no processo de desenvolvimento social, cultural e econômico do país e do estado, assim como a superação de problemas ligados às desigualdades locais e regionais.
  • Atuar como referência e suporte a todo processo de elaboração e apresentação das monografias e trabalhos de curso da Toledo Prudente.

Iniciação Científica

A Toledo Prudente mantém, desde 2005, o Programa de Iniciação Científica Toledo (PICT), destinado a alunos da graduação e pós-graduação, bolsistas e voluntários, orientados por professores da instituição em grupos de iniciação científica. O programa objetiva despertar a vocação científica nos alunos, proporcionando uma formação integral, articulando a pesquisa ao ensino

a) Relações Empresariais, Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável
b) Tecnologias Disruptivas e Ciência de Dados
c) Questões Sociojurídicas e Direitos Humanos
d) Direito Internacional Público e Privado
e) Direito e Tecnologia
f) Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Grupos de Iniciação Científica

A Toledo Prudente mantém quatro grupos de iniciação científica, assim distribuídos:

Grupo de iniciação cientifica Orientador Horário
Análise e Desenvolvimento de Materiais para construções Sustentáveis e Beneficiamento Industrial Prof. Dr. Elton Aparecido Prado dos Reis Quarta-Feira 16h45 - 18h45
Estudos Científicos em Saúde - GECS Profa. Dra. Alessandra Madia Mantovani Fabri Quinta-Feira 17h50 - 18h50

PIBIC/CNPq

A concessão de bolsas e os respectivos valores aos alunos integrantes dos grupos de iniciação científica são estipulados, anualmente, por intermédio de edital, conforme disponibilidade orçamentária da Toledo Prudente.

A bolsa destina-se exclusivamente aos alunos da Toledo Prudente selecionados nos termos do respectivo edital e terá duração de um ano.

Monografias e Trabalhos de Curso

Esse é um momento temido pelos alunos mais dramáticos e cheio de memes para os mais engraçadinhos! Fazer Monografia ou Trabalho de Curso pode ser um requisito para o seu curso de graduação, então aproveite para se aprofundar em um tema do seu interesse e enriquecer seu currículo profissional com esse estudo.

A monografia ou trabalho de conclusão são trabalhos acadêmicos que se caracterizam por ser um estudo aprofundado e sistemático sobre um tema específico.

A principal característica desses trabalhos é sua abordagem detalhada e rigorosa de um tema específico. Ela envolve pesquisa extensiva, análise crítica e a apresentação dos resultados dessa pesquisa de maneira organizada e coerente. Eles geralmente seguem uma estrutura específica, que pode variar de acordo com as normas da instituição educacional ou das diretrizes do curso.

Monografia de Mérito

Pelo seu caráter inédito, pelo aprofundamento teórico e pela expressividade da pesquisa, alguns trabalhos na Toledo Prudente recebem a chancela de “Monografia de Mérito”.

Com notas altas e apresentações inesquecíveis, esses trabalhos passam a compor o acervo de pesquisa da Biblioteca da Toledo Prudente.

Revista Intertemas

Envie seus artigos para publicação

A Revista Intertemas da Toledo Prudente é destinada à alunos, egressos, professores e à toda comunidade que deseja publicar seus trabalhos científicos.

A Revista Intertemas publica artigos científicos de natureza teórica, metodológica e técnica, tanto de Doutrina Nacional como de Doutrina Estrangeira, além de revelar problemas do cotidiano da sociedade em pauta para discussão.

CLIQUE AQUI para conhecer a revista!

ETIC

O Encontro Toledo de Iniciação Científica “Prof. Dr. Sebastião Jorge Chammé” (ETIC) é um evento anual e congrega os encontros de Iniciação Científica, Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Iniciação Científica para o Ensino Médio e Extensão Universitária. Trata-se de um espaço privilegiado para a divulgação da produção científica de alunos e docentes.

Há o compartilhamento de experiências através da divulgação de pesquisas científicas concluídas e em andamento. Além disso, o evento conta com palestras, painéis e workshops que abordam temas ligados ao ensino, pesquisa e extensão.

Todos os trabalhos aprovados e apresentados são publicados em anais eletrônicos (ISSN 2176-8498).

Histórico

O I Encontro de Iniciação Científica da Toledo realizou-se em 2005, com a apresentação de trabalhos científicos por graduandos, pós-graduandos e profissionais de Presidente Prudente e região.

No ano seguinte, junto ao II Encontro de Iniciação Científica, ocorreu o I Encontro de Extensão Universitária. Já em 2009, foi acrescido ao V Encontro de Iniciação Científica e IV de Extensão Universitária, o I Encontro de Iniciação Científica para o Ensino Médio. A partir de então o evento completo passou a ser denominado de ETIC.

Nas suas edições de 2010 e 2011, o evento ampliou o número de participantes de IES de outros Estados. Em 2012, o evento ganhou avaliação externa de pesquisadores bolsistas de produtividade do CNPq, devido à inclusão da instituição no programa de bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico PIBIC/CNPq.

Comissão editorial do ETIC

Profa. Ms. Carla Roberta Ferreira Destro

Prof. Dr. Sérgio Tibiriçá do Amaral

Profa. Dra. Alessandra Madia Mantovani Fabri

Prof. Dr. Lucas Pires Maciel

Profa. Dra. Ana Virgínia Lima

Prof. Ms. Caio Pedrinho

Prof. Dr. Mário Coimbra

Profa. Viviani Priscila Piloni Vilhegas

Profa. Ms. Júlia Fernandes Guimarães Pereira

Profa. Ms. Vanessa dos Anjos Borges

(18) 3901-4000
nepe@toledoprudente.edu.br