Institucional

Toledo Prudente: Há décadas ensinando e aprendendo para transformar pessoas por meio da educação!

Um passeio pela história da região de Presidente Prudente e pelas últimas décadas do Ensino Superior. Desde 1961, a energia transformadora nunca se ausentou da Toledo Prudente Centro Universitário

Década de 60

Madrugada de 02 de março de 1961.  Desembarcam na estação ferroviária de Presidente Prudente (SP), Dr. Antônio Eufrásio de Toledo e Milton Pennacchi. O primeiro é o Semeador de Escolas, o Bandeirante do Ensino, que introduziu, de forma pioneira, o ensino superior no interior do Estado de São Paulo.  O jovem que acompanha Dr. Toledo é seu genro, aquele a quem escolheu para ser seu braço direito em mais uma etapa de sua missão: instalar, aqui em Presidente Prudente, outra unidade da Instituição Toledo de Ensino, hoje chamada de Toledo Prudente.

Em 13 de maio de 1961 foi autorizado o funcionamento do Curso de Direito.

Dezesseis dias depois, em 29 de maio de 1961, aconteceu a aula inaugural. Momento de grande emoção; finalmente a faculdade deixou de ser um sonho distante para milhares de jovens de toda a região.

Década de 70

Enquanto o campus crescia e o Ensino Superior chegava a mais famílias, a Instituição Toledo de Ensino, hoje chamada de Toledo Prudente, expandia a sua oferta de cursos. Em 1970 foram criados os cursos de Administração e Ciências Contábeis. Com o trabalho incansável de Dr. Toledo e Seo Milton Pennacchi a instituição de ensino se tornava mais famosa a cada dia.

Década de 80

Mais dois cursos passam a ser oferecidos pela Instituição Toledo de Ensino, hoje chamada de Toledo Prudente. Em 1985, marca a abertura do curso de Serviço Social e em 1986, o curso de Ciências Econômicas.

Novos cursos, novos professores, novos alunos: se os códigos são indispensáveis para o pessoal do Direito, as calculadoras, os investimentos e as estratégias são essenciais para os futuros administradores, contadores e economistas, que passam a conviver, também, com uma galera irrequieta e questionadora: os alunos do Serviço Social. 

Década de 90

O campus da Instituição Toledo de Ensino, hoje chamada de Toledo Prudente, continua crescendo para atender, cada vez mais, o sonho de fazer faculdade. Mais salas, laboratórios e ambientes acadêmicos são incorporados aos que já existiam. 

O conceito de educação continuada é incorporado e a necessidade de atualização e aprimoramento dos conhecimentos alavanca os cursos de pós-graduação. A Toledo Prudente retoma esse segmento, iniciado de forma pioneira em 1986, com o Curso de Administração Financeira e Contábil.

Direito, Negócios e Serviço Social são as áreas dos cursos oferecidos e, mais uma vez, um novo movimento é percebido nos corredores da Toledo Prudente: profissionais conceituados tornam-se, novamente, alunos, agora, em busca de uma titulação.

Anos 2000

Fevereiro de 2000: a Associação Educacional Toledo, por meio da Portaria 197/2000/MEC, sucede a Instituição Toledo de Ensino na mantença da Toledo Prudente.


Outra mudança significativa aconteceu em maio de 2001, quando o nome da instituição passa a ser “Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente, homologado por meio da Portaria/MEC 1.029, de 17/05/2001.

 

O novo século traz mudanças profundas na maneira de ensinar e aprender, com o avanço da tecnologia e a relação com o mercado de trabalho. A instituição, mais uma vez, mostra seu pioneirismo e protagonismo na formação de jovens e adultos.

2001 - 2014

Julho de 2014 é outra data histórica para a instituição de ensino. As “Faculdades Integradas” dão lugar ao novo centro universitário, homologada por meio da Portaria/MEC 634, de 22/07/2014.

O nome oficial passa a ser “Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo Prudente” e a sigla “Toledo Prudente”, uma homenagem ao fundador e a cidade que nos acolhe há tantos anos. 

A autonomia conquistada no MEC acarreta na ampliação dos cursos de pós-graduação e a oferta de novos cursos de graduação.

Sistemas de Informação (2009), Gestão Financeira (2010) e Marketing (2011), Arquitetura e Urbanismo (2014), Engenharia de Produção (2014) e Engenharia Civil (2014), vieram se somar aos demais e já formaram os novos bacharéis e tecnólogos da Toledo Prudente.

Em 2014 e 2015, a instituição foi apontada como o melhor centro universitário do Brasil (IGC/MEC 2013/2014).

2015

O Centro Universitário, que sempre teve o espírito inovador e acompanha as tendências do mercado de trabalho, apostou no ensinar e aprender nessas novas frentes: tecnologia, inovação e empreendedorismo. Com isso surgiram as Trilhas TIE e o Espaço Maker.

2019

Com mais conquistas em 2019, a instituição recebeu o credenciamento para a oferta da modalidade da educação a distância, com nota máxima e passou a oferecer os cursos de Pedagogia EAD, Administração EAD, Ciências Contábeis EAD, Gestão Financeira EAD, Gestão Comercial EAD, Gestão de Recursos Humanos EAD, Processos Gerenciais EAD e Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD.

Além deles, o Centro Universitário também passou a oferecer os cursos de graduação em Fisioterapia, Educação Física, Gastronomia, Estética e Cosmética, Engenharia Mecânica, Design de Interiores, Marketing e Publicidade e Nutrição.

Atualidade

O ano de 2021 foi marcado por mais expansão. O NEAD (Núcleo de Educação a Distância) passou a oferecer mais curso: Ciência de Dados EAD, Empreendedorismo e Novos Negócios EAD, Gestão de Negócios Imobiliários EAD, Gestão de Serviços da Saúde EAD, Gestão Pública EAD e Logística EAD. A pós-graduação também passou a oferecer cursos na modalidade EAD, são eles: Direito Civil e Processo Civil EAD e Direito Penal e Processo Penal EAD.

Durante a pandemia, a Toledo Prudente se reinventou e manteve a liderança na oferta de ensino superior de qualidade. Capacitações e investimento em tecnologia marcaram este período. Os abraços deram lugar às lives e a lousa deu lugar à tela do celular. A Toledo Prudente praticou com excelência o valor do acolhimento e não deixou ninguém para trás. 

Em 2022, o curso de Psicologia passou a ser oferecido pela Toledo Prudente. 

Em agosto de 2023, Dr. Sérgio Tibiriçá Amaral inaugura um novo tempo na Toledo Prudente assumindo a reitoria do Centro Universitário.

Em 2024, chegaram os cursos de Terapia Ocupacional e Produção Publicitária.

Missão

Ensinar e aprender para transformar pessoas por meio da Educação.

Visão

Ser desejada como uma instituição de educação de referência, inovadora e capaz de desenvolver pessoas para serem protagonistas do seu próprio destino.

Valores

Acolhimento

Agir com atenção e empatia nas relações para que todos se sintam pertencentes e respeitados.

Comprometimento

Responsabilizar-se e fazer o seu melhor para atingir a missão institucional.

Colaboração

Envolver pessoas promovendo sinergia para atender objetivos comuns.

Ética

Agir com igualdade, respeito e transparência nas relações pessoais e profissionais.

Foco em qualidade

Agir com excelência em todos os processos, sejam simples ou complexos.

Inovação

Enxergar diferente, antecipar tendências e transformar realidades.

Sustentabilidade

Agir de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável.

RESULTADOs

Reconhecida como uma instituição de valor, pela oferta e preocupação com o ensino de qualidade e da formação de profissionais qualificados, o Centro Universitário é marcado também por muitas conquistas.

O fato é percebido pelos resultados em avaliações do MEC. O último, divulgado em abril de 2023, mostra que a instituição se mantém entre as melhores do país. Outros resultados comprovam a preocupação da formação efetiva dos profissionais de todas as áreas ofertadas. Entre eles estão todos os seis Selos OAB Recomenda, a alta taxa de aprovação em concursos e no Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o alto índice de aprovações em concursos públicos e a inserção dos egressos no mercado de trabalho. O curso de Ciência Contábeis também obtém Nota Máxima no MEC, assim como os demais cursos que a Toledo Prudente se propõe a oferecer.

Compromisso Toledo Prudente

Hoje, a Toledo Prudente contabiliza mais de 17 mil profissionais formados, muitos deles desembargadores, juízes, arquitetos, promotores públicos, advogados, engenheiros, procuradores do estado, delegados de polícia, profissionais de tecnologia e comunicação, economistas, administradores, contadores e assistentes sociais, com destaque nas áreas pública e privada.

O Resultado Toledo Prudente, por sua vez, somente se torna possível a partir do Compromisso Toledo Prudente, assumido por todos aqueles que contribuem para um ensino de qualidade e fazem, da nossa instituição referência na educação, compartilhando assim, do ideal plantado pelo Dr. Antônio Eufrásio de Toledo e concretizado por Milton e Marlene Pennacchi.

A Toledo Prudente também têm investido em competições acadêmica e empreendedoras. Dessa forma, alunos podem praticar os conteúdos apresentados em sala e ao mesmo tempo realizar network e desenvolver habilidades e competências. Já tivemos equipes nos Estados Unidos, Colômbia, México, Alemanha e muitos outros países. A Toledo Prudente acredita e fortalece a mobilidade dos seus alunos, para que eles sejam protagonistas de suas histórias ao mesmo tempo que segue trabalhando e acolhendo os mais diversos sonhos.
Em muitas partes do Brasil e do mundo, sempre haverá alguém que tenha boas histórias para contar da Toledo Prudente.

comenda antônio eufrásio de toledo

O evento, no qual são publicamente conhecidos os melhores alunos do ano anterior ao da premiação, conta com a participação dos seus familiares, amigos e convidados

COMENDA MILTON PENNACCHI

Ninguém faz nada sozinho.

A Comenda Milton Pennacchi de Relevância Social foi instituída em 2020 como forma de homenagear pessoas que fazem a diferença na sociedade, assim como aquele que empresta seu nome a essa honraria.

Dono do lema “Ninguém faz nada sozinho”, Seo Milton Pennacchi chegou à Presidente Prudente em março de 1961 e até a sua morte, em setembro de 2020, não deixou de promover as pessoas que estavam ao seu redor, contribuir para o desenvolvimento regional e acreditar no poder transformador da educação.

Confira a relação de contemplados com a
Comenda Milton Pennacchi:

Nilza Maria de Oliveira Felipe

Nilza Maria de Oliveira Felipe atuou por décadas anos na Toledo Prudente, por esse e outros tantos motivos recebeu a Comenda Milton Pennacchi durante a II Convenção Toledo Prudente, realizada em janeiro de 2022.

Antônio Costa

Antônio Costa atuou por muitos anos na Toledo Prudente, por esse e outros tantos motivos recebeu a Comenda Milton Pennacchi durante a II Convenção Toledo Prudente, realizada em janeiro de 2022.

Cecília Rizo Biondo

Cecília Rizo Biondo atuou por muitos anos na Toledo Prudente, por esse e outros tantos motivos recebeu a Comenda Milton Pennacchi durante a II Convenção Toledo Prudente, realizada em janeiro de 2022.

Helena Costa David

Helena Costa David atuou por muitos anos na Toledo Prudente, por esse e outros tantos motivos recebeu a Comenda Milton Pennacchi durante a II Convenção Toledo Prudente, realizada em janeiro de 2022.

Isabel Cristina Caldeira Lucio

Isabel Cristina Caldeira Lucio atuou por muitos anos na Toledo Prudente, por esse e outros tantos motivos recebeu a Comenda Milton Pennacchi durante a II Convenção Toledo Prudente, realizada em janeiro de 2022.

Marisa Bohac

Marisa Bohac atuou por décadas na Toledo Prudente, por esse e outros tantos motivos recebeu a Comenda Milton Pennacchi durante a II Convenção Toledo Prudente, realizada em janeiro de 2022.

Osvaldo de Freitas Vieira

Osvaldo de Freitas Vieira atuou por décadas na Toledo Prudente, por esse e outros tantos motivos recebeu a Comenda Milton Pennacchi durante a II Convenção Toledo Prudente, realizada em janeiro de 2022.

Clarice Munhoz Vieira

Clarice Munhoz Vieira atuou por décadas na Toledo Prudente, por esse e outros tantos motivos recebeu a Comenda Milton Pennacchi durante a II Convenção Toledo Prudente, realizada em janeiro de 2022.

Maria Aparecida do Prado Passos

Maria Aparecida do Prado Passos atuou por décadas na Toledo Prudente, por esse e outros tantos motivos recebeu a Comenda Milton Pennacchi durante a II Convenção Toledo Prudente, realizada em janeiro de 2022.

Reitoria e pró-reitorias

Sérgio Tibiriçá Amaral

Reitor da Toledo Prudente

Igor de Toledo Pennacchi Machado

Pró-Reitor Acadêmica

Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral

Pró-Reitora Administrativa

Maria Eduarda de Toledo Pennacchi Amaral

Coordenadora Financeira

Diretoria da Mantenedora

Zelly Pennacchi Machado

Diretora Geral

Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral

Diretoria Administrativa

Karmo de Toledo Pennacchi

Diretoria Financeira
Organigrama Mantida
Organigrama Mantenedora

Orgãos Colegiados

O CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE, estrutura-se da seguinte maneira: Órgãos da administração superior; órgãos da administração básica, órgãos suplementares e órgãos de apoio acadêmico.

Administração superior

I – Conselho Superior Administrativo e Acadêmico – CSAA;

II – Reitoria;

III – Pró-Reitorias: Pró-Reitoria Acadêmica e Pró-Reitoria Administrativa;

Administração básica

I – Colegiado de Curso;

II – Coordenação de Área;

III – Núcleo Docente Estruturante;

Órgãos suplementares

I – Coordenadoria Acadêmica;

II – Coordenadoria de Pesquisa e Extensão;

III – Coordenadoria de Regulação e Avaliação;

IV – Coordenadoria de Educação Continuada;

Órgãos de apoio acadêmico:

I – Toledo Carreiras;

II – Coordenadoria de Mobilidade e Competições.

PORTARIAS E REGIMENTOS

Portarias

Regimento Geral

A Toledo Prudente Centro Universitário rege-se pela legislação de ensino superior, pelas diretrizes da Entidade Mantenedora e pelo presente Regimento Geral.
Clique no anexo abaixo e visualize o Regimento Geral completo:

Localização

Praça Raul Furquim, 09, Parque Furquim • Presidente Prudente - SP

+55 (18) 3901-4000

+55 (18) 99693-8222