90% da Melhor Idade Toledo votará nas eleições

05 | 10 | 2012

As eleições para prefeito e vereador acontecerão em todos os municípios do Brasil neste domingo (7), mas nem todos são obrigados a votar. Isso acontece porque no Brasil foi instituído o voto facultativo de jovens de 16 a 18 anos e idosos com mais de 70 anos.

Mas mesmo não sendo obrigatório o comparecimento nas zonas eleitorais, há quem faça questão de votar.

Uma pesquisa recentemente realizada pelo professor José Artur Teixeira Gonçalves, do Projeto Toledo Aberta à Melhor Idade, revela que 90% das alunas entrevistadas que se encaixam no perfil do voto facultativo, exercerá sua cidadania neste domingo (7).

Gonçalves explica que um questionário foi aplicado em sala de aula durante abordagem sobre cidadania e política e que da totalidade de alunas presentes, apenas uma não confirmou sua participação nas eleições de 2012. Isso significa que 90% das entrevistadas fazem questão de exercer o voto, mesmo que facultativo.

Na opinião do professor, que também é sociólogo, o resultado desta pesquisa é bastante positivo, já que se trata de um direito do cidadão poder opinar e ajudar a escolher os próximos governantes.

“Com aumento da expectativa de vida e envelhecimento da população, o idoso torna-se um ator político ainda mais importante. 20% do eleitorado de Presidente Prudente têm mais de 60 anos, sendo que 10% têm 70 anos ou mais, daí a importância da participação deste público”, explica o professor.

O docente acrescenta que a percepção das idosas sobre o voto também denota interesse pela participação na vida política, por meio da escolha dos representantes. “Nas questões abertas, 100% das entrevistadas consideraram o voto importante. Nos comentários, verifica-se que o voto é percebido como exercício de cidadania, independentemente da idade”, esclarece.

A aluna Edna Donha diz que para ela, é importante cumprir o dever cívico. “Apesar de que no meu caso não seja mais obrigatório, gostaria que todos os brasileiros entendessem a importância que temos em nossas mãos em escolher pessoas certas para ‘dirigir’ nossas cidades, estados, e país”, diz.

Melhor Idade – O projeto Toledo Aberta à Melhor Idade, existe desde 2003, é voltado a pessoas com mais de 45 anos e oferece ainda aulas de dança, informática, ioga, espanhol, atualidades, alongamento, ginástica e relações interpessoais na Toledo Presidente Prudente.