Aluna de Serviço Social estagiará no Japão

19 | 06 | 2012
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Vanessa Assami Fujinaga, aluna do 7º termo do curso de Serviço Social da Toledo Presidente Prudente foi selecionada por meio da bolsa ‘Kenpi Kenshu’ para estagiar no Japão.   

O estágio técnico é oferecido pelos governos das províncias, que no Brasil são chamados de estados, em empresas privadas ou instituições públicas. 
 
Vanessa conta que conseguiu essa bolsa na província de Kumamoto, porque sua avó é descendente regional, pois a seleção é restrita aos descendentes de originários dessa localidade. Outros pré-requisitos para participar são: conhecimento da língua japonesa, formação profissional na área do estágio pretendido, nacionalidade brasileira, idade conforme as exigidas pelo local do estágio e ser preferencialmente solteiro.   
 
Ela conta que ficou sabendo do processo seletivo por meio de familiares e para ter um maior conhecimento do estágio, desenvolveu pesquisas na internet. A seleção foi por meio de testes diversos realizados na associação Kumamoto Kenjin do Brasil, na cidade de São Paulo.
 
A atuação da estagiária será na área de assistência social a idosos. “A entidade recebe o público durante o dia, para que cuidemos deles durante o tempo em que seus familiares estão trabalhando e no período noturno, eles voltam para a suas residências”, explica.
 
A duração do estágio será de seis meses e a estudante embarcará para o Japão no final do mês de julho, retornando ao Brasil em janeiro de 2013. 
 
Mesmo o Japão não tendo tanta desigualdade social como no Brasil, Vanessa diz que o trabalho do assistente social é importante, pois garante o direito dos cidadãos. 
 
Ela salienta que por meio deste estágio em território japonês, espera conseguir experiência pessoal e profissional na área de assistência social ao idoso, por meio de leis e dos serviços que são destinados a eles. “E com certeza, será uma oportunidade para eu conhecer a região onde meus bisavós moraram”, conclui. 
 
Sobre – Kenpi Kenshu é uma modalidade de bolsa de estágio técnico oferecida pelos Governos de Províncias. O estágio oferece passagem de ida e volta, ajuda de custo, seguro de vida e saúde e, ainda, alojamento.
 
Para participar do processo seletivo, o candidato deve fazer sua inscrição na respectiva Associação de Província no Brasil (Kenjinkai). Normalmente, as inscrições podem ser efetuadas no mês de julho, porém podem variar conforme a província.  O processo de seleção ocorre em meados de setembro.  
 

ASSUNTOS
RELACIONADOS