Alunos de Administração apresentam projetos para startups

16 | 11 | 2015
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Neste semestre, na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, os alunos de Administração da Toledo Prudente Centro Universitário aplicaram os conceitos do Design Thinking, que consiste em um conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. 
 
Divididos em oito grupos, cerca de 50 alunos do quarto termo apresentaram as soluções inovadoras de seus startups. Os alunos conheceram o método na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, ministrado pelo professor Tiago Grajanin de Souza (Foto 2).
 
Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado. Geralmente comandadas por jovens, esse modelo de negócio gera valor para os clientes. 
 
Para o coordenador do curso de Administração da Toledo Prudente, Júlio Cesar Barrios, é de extrema importância motivar o aluno a pensar, fazê-lo usar sua criatividade na tentativa de resolver um determinado desafio ou problema. “Creio que nesta disciplina o professor Tiago Grajanin conseguiu plantar essa ‘sementinha’ em nossos alunos”, comenta.
 
Entre os trabalhos apresentados, havia propostas para uma espécie de mini banco para crianças, um food truck com cardápio saudável, um aplicativo que evita o constrangimento de chegar a um estabelecimento comercial e não haver mesas disponíveis; esse aplicativo mostraria a ocupação do local antes de sair de casa.
 
Outro projeto dos alunos resolve problema da falta de estacionamento avisando os proprietários de veículos sobre as vagas disponíveis na entrada do estacionamento, outro grupo apresentou um equipamento que facilita o resfriamento de bebidas mais rápido e fácil. Por fim, os últimos três grupos apresentaram uma opção de pratos saudáveis lacrados a vácuo, um aplicativo de recuperação de crédito com mensagens aos clientes e um sistema que atenda às necessidades da empresa na tomada de decisão, disponibilizando relatórios do planejamento financeiro com informações necessárias para o administrador.

ASSUNTOS
RELACIONADOS