Atuação do assistente social na educação é ampla

29 | 10 | 2012

Aconteceu hoje (29), nas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo o 1º Seminário de Serviço Social na Educação.

Na oportunidade, o palestrante Wagner Roberto do Amaral afirmou que a inserção do assistente social na educação é um tema muito recente e que esses profissionais ainda buscam seu espaço para atuarem nas escolas.

“O grande desafio neste momento em que vivemos é encontrar profissionais que tenham experiência na gestão de políticas sociais e também no ambiente escolar”, afirma.

Segundo ele, o campo de atuação para o assistente social dentro da educação é vasto.

“O assistente social pode trabalhar com as famílias dos alunos, articulando com a gestão do Serviço Social na rede institucional dos municípios, ele pode também fazer o atendimento aos alunos, trabalhar na gestão democrática da escola contribuindo não só com a gestão da escola como também na gestão pedagógica e na ampliação dos direitos”, expõe.

O palestrante salienta que a presença do assistente social é fundamental para garantir o efetivo acesso e a permanência dos alunos na escola.

“A função do assistente social na educação é entender a escola e elevar a qualidade do ensino criando condições de efetiva permanência.”, finaliza.