Aula inaugural de pós em SUAS ocorreu na sexta (21)

24 | 09 | 2012
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

A aula inaugural da pós-graduação em Gestão do Sistema Único de Assistência Social foi ministrada pela professora Maria Luiza Amaral Rizzoti. Atualmente, ela é referência nas discussões sobre a Política de Assistência Social e também já foi Secretária Nacional de Assistência Social.

A professora afirma que a política de assistência social  teve um salto no Brasil, após a instalação do sistema único de assistência social realizado no ano de 2004.

“Podemos dizer que foi fundamental a mudança de paradigmas, quando o Estado brasileiro em todas as suas instâncias assumiu a responsabilidade pela proteção das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade deixando de ser algo essencialmente não governamental e passando a ser de responsabilidade pública”, expõe.

Um dos pontos abordados na aula inaugural foi a mudança que a sociedade sofreu no âmbito social. Maria Luiza aponta alguns fatores como: a retirada de 28 milhões de pessoas da miséria, famílias serem reconhecidas como sujeitos de direito de proteção não apenas para aqueles que estão fora do mercado de trabalho, mas para a população de modo geral.

A Gestão do Sistema Único de Assistência Social é classificada como a inauguração de um novo tempo, pois “o Estado reconhece sua obrigação em relação as famílias que estão em situação de pobreza, porque tem uma rede pública instalada, possui a articulação de benefícios e serviços e também qualifica e profissionaliza”, explica.

A professora aproveitou a oportunidade para salientar que a Toledo Presidente Prudente cumpre seu papel ao trazer uma pós sobre a Gestão do Sistema Único de Assistência Social, “a SUAS é uma temática nova e a faculdade reconhece que é preciso capacitar os profissionais da área”, finaliza.      

 

ASSUNTOS
RELACIONADOS