Cesta básica está mais cara em Presidente Prudente, aponta IPT

26 | 01 | 2015
Uma pesquisa realizada no dia 15 de Dezembro de 2014 constatou que o consumidor gastava R$ 444,24 para a compra de uma cesta básica em Presidente Prudente. Nesta nova pesquisa da Empresa Junior da Toledo Prudente Centro Universitário, realizada no dia 19 de Janeiro de 2015 o custo da cesta básica é de R$ 466,60 demonstrando, portanto, uma expressiva inflação de 5,03% no mês.

O grupo Alimentos apresentou inflação de 5,60%, com destaque para a Batata (Kg) com aumento de 65,89% e o Tomate (1 kg) com aumento de 65,84% no período.

O grupo Artigos de Higiene Pessoal apresentou inflação de 4,08%. O produto com maior aumento foi a Creme dental (90g) com alta de 15,32% em relação ao mês anterior.

Alguns produtos apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, devido às promoções, variedades e disponibilidade de produtos nos estabelecimentos, como é o caso dos Ovos brancos (dúzia) que foi encontrado pelo menor preço a R$ 2,60 em um estabelecimento e pelo maior preço a R$ 3,89 em outro estabelecimento, uma diferença de 49,62%, já o Queijo Mussarela foi encontrado pelo menor preço a R$ 13,80 e pelo maior preço a R$ 19,90, portanto uma diferença de 44,20% .

O IPT registra uma inflação 11,82% nos últimos 12 meses.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 35%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 198,48. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 146,54 economizando assim o valor de R$ 51,94.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Prudente: Bruno Fazioni Bocal, Gabriel Camargo de Souza, Jefferson Mateus de Freitas Brito, Juliana Josiely Gonçalves Rodrigues e Stephanie Pereira de Carvalho, sob a orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.