CNPq oferece bolsas de iniciação científica

04 | 10 | 2011

Por meio de uma parceria com a Toledo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece pela primeira vez bolsas de iniciação científica para alunos de graduação da Toledo Presidente Prudente.

Inicialmente, podem se inscrever alunos de todos os cursos de graduação da Toledo, que serão selecionados pelo seu perfil de pesquisa e desempenho acadêmico. Depois, os alunos serão indicados para os projetos dos docentes, que serão aprovados para o Programa.

“Teoricamente, todos os cursos poderão participar, mas isso dependerá da apresentação de projetos por parte dos professores doutores da Casa. Entretanto, nada impede que um aluno de um curso seja selecionado dentro de um projeto, caso este seja interdisciplinar”, explica Gonçalves.

Os alunos selecionados atuarão de forma integral às atividades acadêmicas e de pesquisa, atendendo aos requisitos estipulados pelo CNPq e deverão ser coordenados por um professor doutor da Toledo Presidente Prudente.

O coordenador institucional do Programa, o professor José Artur Teixeira Gonçalves ressalta que a apesar da Toledo já dispor de programas próprios de incentivo a pesquisas, a liberação dessas bolsas significa mais uma conquista acadêmica. “A partir de agora, passamos a ter um reconhecimento externo, já que estamos integrados com uma agência federal de fomento à pesquisa”, esclarece Gonçalves.

Seleção – Será feita pelo orientador por meio de uma entrevista, cujos trabalhos serão analisados posteriormente por um Comitê do PIBIC/Toledo, formado pelos professores José Artur Teixeira Gonçalves, o coordenador do curso de Direito, Sérgio Tibiriçá Amaral e a coordenadora pedagógica, Yara Pires Gonçalves.

Inscrições – Alunos dos cursos de graduação da Toledo Presidente Prudente interessados devem fazer sua inscrição até o dia 17 de outubro, ocasião em que deve entregar alguns documentos para a efetivação, como Histórico Escolar, Cúrriculo Lattes e cópia dos documentos comprobatórios da produção científica registrada no Lattes.