Consumidor consciente realizará nova pesquisa no sábado (20)

08 | 10 | 2012

Uma pesquisa realizada pela Toledo Presidente Prudente, por meio do Projeto Consumidor Consciente revelou o perfil e o comportamento do consumidor do quadrilátero central de Presidente Prudente em relação ao ano de 2011 e já prepara para iniciar a coleta de dados em relação a 2012.

A pesquisa é realizada anualmente por alunos dos cursos de Administração, Gestão Financeira, Marketing e Ciências Contábeis com supervisão dos professores Júlio Cesar Barrios e Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Dentre as constatações, o levantamento revela que os usuários têm recorrido cada vez mais às compras parceladas e que desconhecem o quanto de juros acabam pagando devido a esta comodidade.

No ano de 2006, o Projeto Consumidor levantou que 68% dos entrevistados não sabiam o valor real que pagam de juros em compras parceladas. Já em 2011, este número subiu para 85%.

“A indicação para o consumidor é que se atente para as taxas de juros que estão afixadas nas parcelas dos produtos adquiridos sob parcelamento. Antes de adquirir qualquer produto, é importante saber o preço à vista e também parcelado para saber quanto pagará a mais por tal facilidade”, indica a professora Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Maria Lúcia, que também é consultora empresarial explica que muitas vezes, devido ao alto valor dos juros, a pessoa acaba pagando o valor correspondente a dois produtos adquiridos, apenas pelo motivo de estender o pagamento por alguns meses.

“Neste caso, é necessário avaliar a necessidade desta compra e claro, se puder aguardar para adquirir o produto, enquanto o consumidor poupa para que possa comprar à vista”, diz.

Consumidor Consciente –  É uma atividade de extensão universitária desenvolvida das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente com o objetivo de oferecer informações econômicas importantes para a comunidade, possibilitando também aos alunos a prática profissional alinhada a teoria vivenciada em sala de aula.

A atividade se dá quando os alunos realizam visitas lojas do quadrilátero central de Presidente Prudente, oportunidade em que realizam cálculos para verificar a consistência das informações contidas em folders e outros material de divulgação para fazer a relação com os juros embutidos em cada compra.

Além disso, a pesquisa aborda perfil e hábitos dos consumidores quanto a forma de pagamento, utilização de cheque especial e financiamentos.

Nova Pesquisa – Um novo levantamento será realizado abordando o comportamento do consumidor em 2012 e será realizado no dia 20, das 9h às 12h, na Praça 9 de Julho, em Presidente Prudente por alunos do curso de Administração, Gestão Financeira, Marketing e Ciências Contábeis da Toledo Presidente Prudente

Veja resultado 2011 na íntegra