Encontro premiar melhores trabalhos científicos

23 | 07 | 2013

Nos dias 24 e 25 de setembro, as Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo realizarão o Encontro Toledo de Iniciação Científica (ETIC).

Para a 9ª edição do evento, as inscrições já podem ser realizadas aqui.

O ETIC é realizado anualmente e congrega os encontros de Iniciação Científica, Extensão Universitária e Iniciação Científica para o Ensino Médio.

O encontro visa incentivar pesquisas concluídas ou em andamento, resultantes de grupos de iniciação científica, monografias, trabalhos de curso, atividades de extensão universitária e outros.

“O ETIC é uma porta de entrada para a iniciação científica, uma vez que os programas de bolsas priorizam alunos com participações em eventos acadêmicos deste porte. Além disso, a publicação de artigos nos anais do evento assegura, além de horas complementares, títulos para concursos públicos e para testes seletivos de pós-graduação. O aluno, assim, pode aproveitar o encontro não apenas como uma experiência acadêmica significativa, mas também turbinar seu currículo”, explica o coordenador do evento, José Artur Teixeira Gonçalves.

Ele acrescenta que os alunos do Ensino Médio também poderão participar como expositores e ouvintes. A novidade neste ano é que ocorrerão atividades específicas para este público, como palestra sobre mercado de trabalho e vocação profissional. "Além disso, eles poderão fazer um teste vocacional e levarão para casa um laudo que os ajudará na escolha de sua futura carreira", comenta Gonçalves.

O Encontro norteia-se pelo tema central “Relações Sociais Contemporâneas” e pela linha de pesquisa “Estado, Sociedade e Desenvolvimento”, à qual se vinculam os seguintes eixos temáticos para os trabalhos:

– Políticas Sociais e Gestão Pública
– Direitos Humanos
– Direito e Sociedade: relações penitenciárias, ambientais e econômicas
– Gestão, Auditoria e Controladoria
– Novos negócios, empreendedorismo e Marketing
– Desenvolvimento Regional, responsabilidade social e sustentabilidade
– Tecnologias e Sistemas de Informação
– Ensino Superior e Formação Profissional
– Ações de Extensão Universitária
– Iniciação Científica no Ensino Médio
– Inovação acadêmica e metodologias ativas de ensino-aprendizagem