Equipe Scorpions vence Desafio de Robôs

13 | 05 | 2014
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
A equipe Scorpions é a grande vencedora do App Game – Desafio de Robôs 2014 da Toledo
 
A iniciativa da realização do evento é da Toledo Presidente Prudente, por meio do curso de Sistemas de Informação e o projeto teve início em 2013, quando foi realizado um planejamento para aplicação de novas metodologias ativas no curso de Sistemas de Informação.
 
‘Scorpions’ é formada pelos alunos do curso de Sistemas de Informação da Toledo, Adriel Oliveira de Almeida, Danyara Moreno de Almeida, Jonathan Silva Tardin e Leonardo Lucas Ferreira.
 
A emoção tomou conta dos presentes no Espaço Toledo na noite da última sexta-feira (9).
 
Estiveram presentes alunos, egressos, professores, vestibulandos e seus familiares, além de formadores de opinião e convidados.
 
A abertura contou com a apresentação do Drone – Veículo Aéreo não Tripulado do também aluno do curso de Sistemas de Informação, Allan Villa.
 
Após, a competição teve início por meio da participação das equipes Imagine, Quarteto Legástico, Robô Ranger, Inventores do Amanhã, Scorpion e Ronde Gang.
 
“Foi uma experiência fantástica, pois aprendemos além de Programação, a questão da Robótica, que é um diferencial excelente para todos nós em termos de tecnologia e na prática. Após a realização do evento, já temos até algumas alterações e melhorias para fazermos em nosso robô. Com certeza, se tivermos uma nova edição, estaremos melhores e assim, cada vez mais preparados para outras competições”, comenta a aluna Jéssica Donzelli.
 
O organizador do App Game, que é professor do curso de Sistemas de Informação, Eli Candido Jr., comenta que a primeira edição tornou viável a possibilidade dos alunos vivenciarem na prática o que aprendiam antes apenas em sala de aula. 
 
“E assim também conseguimos com que os alunos criem métodos para competir e que ao final do App Game, vença a melhor equipe. E o processo de produção vai desde a criação do aplicativo para celular (mobile), a montagem e programação do robô e a definição de uma estratégia competitiva”, comenta.
 
Parte integrante da equipe vencedora, Danyara Moreno de Almeida diz que está imensamente feliz pela conquista, pois seu grupo se reuniu inúmeras vezes para discutir as melhores formas de obter tal conquista. 
 
“Apesar disso, não esperávamos conquistar o primeiro lugar, pois todas as equipes se empenharam pelo mesmo objetivo. Creio que essa atividade será lembrada por todos como uma forma inovadora e mais interessante de aprender lógica e programação”, diz.
 
Competição – O APP GAME – Desafio de Robôs da Toledo consiste no desenvolvimento de um aplicativo para celular para o sistema operacional Android, utilizando o App Inventor, para controlar o robô, que será construído utilizando o controlador NXT e peças do kit lego. Tudo isso feito pelos próprios alunos, acompanhados dos professores em sala de aula. O App Game foi desenvolvido na disciplina de Introdução à Computação, objetivando a aplicação de conceitos básicos de lógica computacional, matemática e desenvolvimento de algoritmos.
 
O objetivo da competição é fazer com que o robô cumpra uma missão no menor tempo possível. 
 
Degustação – Para abrilhantar ainda mais o evento, a Funada Refrigerantes, em parceria com a Toledo Presidente Prudente durante o App Game – Desafio de Robôs, ofereceu a degustação de bebidas como energético e refrigerantes para os presentes.
 
Além disso, a Toledo Presidente Prudente ofereceu um coffee durante toda a apresentação, quando foi servido cachorro quente e pipoca para todos os convidados. 

ASSUNTOS
RELACIONADOS