Estudantes de Direito viajam para Brasília

17 | 03 | 2015
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Alunos do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário viajaram para Brasília em excursão de dois dias. Na cidade, os alunos conheceram como a Justiça brasileira se organiza e a sua funcionalidade. Embarcaram na viagem os alunos Alexandre Malacrida Neto Júnior, Gabriela Mayumi Antoniassi, Letícia Avila Kawano, Lilian Morente Foganholi e Mariana Amaral Mello. 
 
A viagem para a capital do país faz parte das atividades extracurriculares e acontece todos os anos. Na cidade os alunos tem a oportunidade de conhecer a Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Superior do Trabalho, o Superior Tribunal de Justiça, o Itamaraty, e a Catedral Metroplitana, projetada por Oscar Niemayer. 
 
Para a professora Aline Novais Lima, que acompanhou os alunos até a cidade, a viagem proporciona um amplo conhecimento dos órgãos de justiça do governo federal. “Os alunos ficaram muito entusiasmado com tudo que puderam conhecer e vivenciar. Foi uma experiência fará toda diferença para estudantes e profissionais de Direito”, conta.
 
Pela primeira vez em Brasília o aluno do terceiro termo do curso de Direito da Toledo Prudente, Alexandre Malacrida, destaca que conhecer a capital do Brasil foi muito emocionante, isso porque só conhecia a cidade pela televisão.  “Estar em Brasília e visitar os órgãos foi uma experiência que associa toda a teoria com a prática. Conhecemos o trabalho dos Ministros do Supremo Tribunal, vimos o postura dos advogados em uma prática de sustentação oral”, lembra Malacrida.
 
O estudante conta ainda, que ficou muito impressionado com a organização e o tamanho dos prédios públicos. “Conhecer o Itamaraty e todo acervo histórico enriqueceu demais o meu currículo. Desejo voltar outras vezes à Brasília e deixo meu recado para os alunos da Toledo Prudente que ainda não conhecem a cidade. Quem puder faça essa viagem”, finaliza. 
 
Ainda como parte das atividades programadas, os alunos conheceram a rotina de trabalho no gabinete do Deputado Federal e egresso da Toledo Prudente, Evandro Gussi (Foto 1). Além disso, estiveram presentes em sessões que aprovaram Súmulas Vinculantes do Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior do Trabalho. 
 
Como legado da viagem à Brasília os alunos trouxeram um exemplar do livro “Superior Tribunal de Justiça – 25 anos do Tribunal da Cidadania” (Foto 2), que foi doado para a Toledo Prudente e está disponível para consulta na Biblioteca.
 

ASSUNTOS
RELACIONADOS