ETIC chega ao fim superando expectativas

29 | 08 | 2012

O 8º Encontro Toledo de Iniciação Científica chega ao fim na noite de hoje. Durante todo o evento foram expostos 383 artigos, número que supera o do evento anterior, que contou com a apresentação de 293 trabalhos.

José Artur Teixeira Gonçalves, coordenador do ETIC e professor da Toledo, avalia o resultado como positivo. “Os objetivos propostos foram alcançados. A cada ano, o Encontro Toledo de Iniciação Científica vem dando maior visibilidade a iniciação científica e nossos alunos têm tido a oportunidade de interagir com estudantes e docentes de outras instituições”, afirma.

Além disso, ele explica que muito em breve o ETIC deverá ser um evento de nível nacional, pois conta com a participação de um comitê externo do CNPQ e com bolsistas de iniciação científica.

As alunas da Toledo Presidente Prudente, Thaís Bergo e Beatriz Muchon participam pela primeira vez e a expectativa delas é grande.  “Como vou apresentar pela primeira vez, estou um pouco nervosa, porém tenho certeza que será um ótimo aprendizado para eventos futuros”, diz Thaís.

O objetivo de Beatriz em participar é a obtenção de mais conhecimento. Ela conta que participou de uma mesa-redonda e mesmo não tendo muito informação a respeito do assunto pode interagir com os demais ali presentes.

O diretor regional do CIESP/FIESP, Wadir Olivetti Júnior, também participa do ETIC. Ele fala que toda discussão sobre o tema sustentabilidade é de grande valia, “porém é preciso verificar que o grande vilão da destruição ambiental não é o empresário do setor industrial, mas sim todos nós, porque somos seres consumistas”, finaliza.

Sobre – Em razão do grande número de trabalhos, a premiação não ocorrerá mais na data de hoje. A data de divulgação dos vencedores do ETIC será no dia 06 de setembro.