ETIC terá painel sobre Mundo Islâmico

20 | 09 | 2013
Como parte da programação o Encontro Toledo de Iniciação Científica (ETIC) que acontecerá nos dias 24 e 25 setembro nas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, ocorrerá no dia 24 de setembro às 15h30, o painel “Direitos Humanos no Mundo Islâmico”. Os interessados podem participar de maneira gratuita.

Neste painel, serão abordados “Os Processos Sociais na Sociedade em Rede: Primavera Árabe e Ciberdemocracia”; “Uma análise crítica dos Direitos Humanos a partir do caso Youssef Nadharkani” e “Circuncisão Feminina Islâmica: o Direito Islâmico em Relação ao Brasileiro”.

João Victor Mendes de Oliveira, aluno do 6º termo de Direito da Toledo e autor do trabalho “Uma análise crítica dos Direitos Humanos a partir do caso Youssef Nadharkani” comenta que é relevante o estudo dos direitos humanos no mundo islâmico em razão das diferenças culturais.

“Muitas pessoas não sabem como funciona a estrutura jurídica da maioria dos países muçulmanos; qual é o peso da religião na formação do Direito islâmico. Acredito também que o estudo do mundo islâmico e principalmente do Direito nesses países se tornou mais importante ainda, após a onda de conflitos batizada como "Primavera Árabe" e principalmente, qual a função do Direito e de suas normas imperativas após décadas de ditadura”, expõe.

A aluna do 2º termo de Direito, Mariana Notário, apresentará o trabalho intitulado “Circuncisão Feminina Islâmica: o Direito Islâmico em Relação ao Brasileiro”.

Ela relembra que seu trabalho foi originado após ela ter lido o livro “A Cidade do Sol” e ouvir em sala de aula sobre o tema islamismo e circuncisão.

“O Sistema de Direito Islâmico é teocrático, ao passo que o Sistema de Direito Brasileiro é laico. Ou seja, enquanto o Direito Brasileiro protege e dá garantias às religiões sem colocá-las como parte do ordenamento jurídico, o Direito Islâmico é regido pela fé e pelos dogmas dessa religião”, explica.

Para assistir ao painel, não será preciso fazer a inscrição, apenas comparecer ao Anfiteatro Cupertino no dia 24 de setembro às 15h30.

Sobre – Para participar das demais programações, os interessados ainda podem se inscrever como ouvintes. Mais informações aqui