Faculdade será representada no México

23 | 08 | 2013

O aluno do 10º termo de Direito, Fernando Hungaro (foto) em parceria com o coordenador do curso da Toledo, Sérgio Tibiriçá, escreveram o artigo “Inconstitucionalidade por Arrastamento frente à forma convencional de controle de constitucionalidade concentrado” que foi selecionado para participar do Primer Congreso de la Asociación Mundial de Justicia Constitucional que será realizado pela Associação Mundial de Justiça Constitucional nos dias 28, 29 e 30 de agosto na Cidade do México.

Hungaro conta que a temática abordada é nova dentro do Direito Constitucional, porém ela vem sendo cada vez mais aplicada pelo Supremo Tribunal Federal em suas decisões, com vistas a aumentar a lógica das mesmas dentro do ordenamento jurídico.

“A seleção para o evento no México demonstra a relevância e inovação da teoria abordada pelo artigo. Provavelmente a comissão organizadora tenha avaliado estes requisitos em conjunto com a pertinência temática ao escopo do evento”, comenta.

Conforme Hungaro, o evento foca o Direito Constitucional e Direitos Humanos, mas olhando para as inovações que tem ocorrido nesses dois ramos.

O aluno relembra que o artigo foi produzido a partir da monografia que foi apresentada no quarto ano.

“O professor Sérgio Tibiriçá que foi quem me orientou na monografia foi convidado para o evento e então surgiu a ideia de adaptarmos a monografia em um artigo nos moldes exigidos para a participação”, lembra.

Ele afirma que participar de um evento como esse será de grande importância para o futuro profissional.

“Contará pontos para eventual seleção em concursos públicos e mesmo para a continuidade da vida acadêmica em pós-graduação, mestrado e doutorado”, finaliza.