Grupo de Competições realiza palestra “um breve passeio pelo Processo Penal”

13 | 03 | 2023
Julhia Marqueti
Julhia Marqueti

No dia 17 de março, a partir das 17h30, o Grupo de Competições de Direito Penal convida os alunos e interessados para mais uma palestra. Desta vez, o tema da conversa será “Um Breve Passeio pelo Processo Penal” e tem como ponto de encontro o Anfiteatro Cupertino da Toledo Prudente. 


INSCREVA-SE  

Com o objetivo de ensinar o processo penal de forma mais simples, em especial para os estudantes iniciantes, Fernando Xavier, monitor sênior e co-fundador do Grupo, explica como surgiu a ideia de trazer esse tema para um dos encontros. 

“Queremos levar o processo penal para aqueles alunos novos que ainda não tem conhecimento da matéria, basicamente para o pessoal do primeiro ao quarto termo, já que serão apresentados ao processo penal somente no terceiro ano do curso de Direito”, explica. 

Com direito a certificado, o evento receberá como palestrante o Dr. Adugar Quirino do Nascimento Junior, Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Assis/SP e Mestre em Direito Constitucional. 

A escolha, segundo Fernando, aconteceu por acreditarem que não há outro profissional que falaria tão bem e de forma tão qualificada sobre o assunto. 

Sobre o Grupo de Competição

Aberto para todos os acadêmicos de Direito, o Grupo de Competições de Direito Processual Penal tem como objetivo preparar e incentivar os estudantes da Toledo Prudente a participarem da Competição Brasileira de Direito e Processo Penal, que ocorre em Belo Horizonte/MG, organizada pelo ICP (Instituto Ciências Penais). Como também, tem o objetivo principal de realizar pesquisas acadêmicas e científicas e aprimorar o estudo sobre Direito Penal e Processo Penal. 

Atualmente, o grupo conta com mais de 30 participantes, incluindo os Monitores que estão à disposição para auxiliar a todo momento. Segundo Fernando, os integrantes do Grupo já participaram de duas edições da Competição Brasileira de Direito e Processo Penal, no ano de 2021 e 2022. Nas duas oportunidades, os estudantes passaram para a segunda fase, que ocorre em Belo Horizonte. 

Caso você tenha interesse, o Grupo está com inscrições abertas.

FAÇA PARTE DO GRUPO DE COMPETIÇÕES!

 

Mais sobre o palestrante 

Além de Juiz de Direito, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Assis, e Mestre em Direito Constitucional (ITE-Bauru/SP), Dr. Adugar já foi Procurador do Estado de São Paulo e Assistente Jurídico do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.