Grupo de Estudos em Psicossomática discutirá doenças e formas de tratamento

17 | 03 | 2022
Lais Ernesto
Lais Ernesto

Você sabe o que são doenças psicossomáticas? Elas são causadas por problemas emocionais do indivíduo, quando o sofrimento psicológico causa ou agrava uma doença física. Alguns exemplos mais comuns de doenças psicossomáticas são: enxaqueca; síndrome do intestino irritado; alergias alimentares, respiratórias e ou de pele; gastrite; entre outros. 

Quero me inscrever! 

Com o objetivo de promover estudos e pesquisas para compreender a dimensão da saúde e da doença, o grupo de estudos em Psicossomática une os cursos de Estética e Cosmética, Fisioterapia e Psicologia, em encontros que ocorrerão em todas as terças-feiras, das 17h30 às 19h. 

Alunos e professores de uma dessas graduações, e pessoas das áreas da comunidade podem se inscrever para participar. O grupo de estudos terá início no próximo dia 22 de março. 

Allysie Cavina, uma das docentes do grupo e professora do curso de Psicologia, da disciplina de Neuroanatomia e Projeto Sinapses, explica que, com os encontros, os estudantes também refletirão sobre as possibilidades de atuação profissional frente à complexidade humana. 

“Buscaremos assimilar e propor formas de tratamento que compreendam os serem humanos em sua dimensão biopsicossocial”, salienta a docente. 

Conteúdo 

Além da professora Allysie, as docentes Mariana Hauser e Laurinéia Silva estarão à frente do grupo. Nos encontros, serão trabalhados temas que ajudarão a compreender o universo das doenças psicossomáticas e seus tratamentos. “Trabalharemos textos produzidos por autores da Psicanálise, Fisioterapia, Medicina e Estética, que tenham se debruçado sobre os temas da Psicossomática”, explica Allysie. 

“A participação dos alunos é muito importante para iniciarem suas reflexões sobre a complexidade humana e os processos de saúde e doença física e mental”, conclui a docente.