I Encontro de Psicologia acontecerá nos dias 21 e 22 de maio na Toledo Prudente

14 | 05 | 2024
Julhia Marqueti
Julhia Marqueti

A Toledo Prudente está pronta para embarcar em uma jornada emocionante com seus alunos do curso de Psicologia. Durante dois dias, os universitários terão a oportunidade de mergulhar em diversas facetas da área, desde teorias clássicas até as mais recentes descobertas e práticas inovadoras.

Nos dias 21 e 22, o Centro Universitário sediará o I Encontro de Psicologia. A partir das 19h, o evento tem vagas limitadas e dá direito a certificado de participação.

INSCREVA-SE

A iniciativa única visa proporcionar aos alunos e profissionais da área uma experiência imersiva e abrangente, visando enriquecer sua compreensão da Psicologia em todas as suas dimensões. A semana abordará uma variedade de temas, como: 

  • Transtornos de Humor e Saúde Mental;
  • Psicoterapia Corporal;
  • Avanços e Impactos da Análise Psicodramática no Psicodrama Brasileiro Contemporâneo.

Além de palestras e rodas de conversa com especialistas e profissionais renomados no campo, os participantes terão a oportunidade não apenas de adquirirem um conhecimento teórico, mas também entenderem sobre habilidades práticas essenciais para a sua futura carreira como psicólogos.

Um dos principais objetivos da semana é promover o networking entre os alunos e profissionais atuantes na área. Com isso, será possível alinhar a teoria e a prática no campo da Psicologia, possibilitando que os discentes e profissionais tenham acesso a formação e atualização de qualidade em importantes campos da área.

PROGRAMAÇÃO!

1° DIA – 21/05

19h30 – Fala de Abertura Prof. Me. Angelo Ferro

21h00 – Mesa de Conversa: Saúde mental em diversos contextos: perspectivas psiquiátrica, clínica e social, com: Dra. Lívia Rodarte, Profa. Dra. Aline Daniele Hoepers e  Prof. Me. Leonardo Souza – Psicólogo Clínico.

2° DIA – 22/05 

19h00 – Introdução a Psicoterapia Corporal – A Psicologia e o Corpo Contemporâneo, com Prof. Esp. Marli Bonine; 

19h00 – Avanços e Impactos da Análise Psicodramática no Psicodrama Brasileiro Contemporâneo Yara Mota e Prof. Me. Luiz Henrique Bochi Silva.

Saiba mais sobre os palestrantes

Dra. Lívia Rodarte é Psiquiatra, graduada em Medicina pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) e Residência em Psiquiatria no Hospital Regional de Presidente Prudente. 

Prof. Esp. Marli Bonine é Psicóloga formada pela UNESP/Bauru. Psicoterapeuta Corporal, Supervisora e Local Trainer em Análise Bioenergética pelo Instituto Internacional de Análise Bioenergética dos EUA. Formação Internacional em Biossíntese. Especialização em Gestalt-Terapia, pelo Instituto EU-TU de Bauru. Certificação Internacional de TRE – Tension and Trauma Release Exercises. Diretora do Vitale – Instituto de Psicoterapia Corporal de Presidente Prudente.

Yara Mota é graduada em Psicologia, especialista em Psicologia do Trânsito pela mesma instituição. Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista pelo Centro Universitário Celso Lisboa – São Paulo e mestranda em andamento pela UNISC.

Prof. Me. Luiz Henrique Bochi Silva é Psicólogo Clínico, Coordenador e Professor no Núcleo de Análise Psicodramática em Presidente Prudente (NAP) e Supervisor de Psicoterapeutas. Ele é especialista em Análise Psicodramática pela Escola Paulista de Psicodrama (EPP) e Mestre em Educação, com foco no suicídio na adolescência.

Profa. Dra. Aline Daniele Hoepers é Psicóloga Jurídica e Social, graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma Universidade (UEM), na área de concentração Constituição do Sujeito e Historicidade e na linha de pesquisa Subjetividade e Práticas Sociais na Contemporaneidade. Possui Especialização lato sensu em Proteção Social pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA/UNESPAR). Exerce função de psicóloga judiciária no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), na comarca de Mirante do Paranapanema-SP, onde atua com população majoritariamente rural (31 assentamentos rurais). Docente no curso de Psicologia da Toledo Prudente Centro Universitário, onde também coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social e é membra do Comitê de Ética em Pesquisa e do Núcleo Docente Estruturante. Foi professora substituta no Departamento de Psicologia Social da UNESP, Campus Assis. Possui, ainda, histórico de atuação profissional em políticas públicas municipais, no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como na Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). É associada da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). É membra do grupo de pesquisa Psicologia Social dos Afetos, vinculado ao Departamento de Psicologia (UEM). Atua como parecerista ad hoc em periódicos científicos e no Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Dedica-se a pesquisas relacionadas a violências, psicologia social, psicologia social jurídica, afetos, gêneros, políticas públicas, decolonialidade e interseccionalidade. Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UEM), onde desenvolve a pesquisa intitulada “Confluências utópico-insurgentes: do universo dos sistemas opressivos que perpetuam violências domésticas vividas por mulheres a um pluriverso comprometido com a justiça social”

Prof. Me. Leonardo Souza é Psicólogo Clínico, graduado em Psicologia. Doutorando (CAPES) e Mestre em Educação (CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Título de especialista em Psicologia em Saúde e Título de especialista em Psicologia Hospitalar, ambos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Pós-graduado em Psicologia da Saúde/Hospitalar pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e pós-graduado em Residência Multiprofissional em Cardiologia pelo Hospital do Coração de São Paulo. Coordenador Científico Colaborador do Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Supervisor e Professor universitário, tem se dedicado a prática e estudos sobre: Educação na Saúde, Autoeficácia, Metodologias ativas de aprendizagem, Avaliação Psicológica, Psicologia da Saúde, Psicocardiologia e Análise do Comportamento Aplicada à Saúde.

ASSUNTOS
RELACIONADOS