III Fórum de Direito Internacional e Direitos Humanos acontecerá este mês

02 | 05 | 2024
Julhia Marqueti
Julhia Marqueti

O III Fórum de Direito Internacional e Direitos Humanos da Toledo Prudente já tem data para acontecer. Nos dias 14 e 15 de maio, os alunos, egressos, profissionais e interessados na área poderão participar de uma experiência diferenciada, com palestras e publicação de trabalhos.


O evento acontecerá em dois períodos. Durante a manhã, das 07h às 11h e na parte da noite, das 19h às 22h40. O III FIDH é organizado pelos alunos dos Grupos de Estudos e Competições e todas as novidades podem ser acompanhadas pelo perfil @forumdidh, no Instagram.


Para participar, os alunos do Centro Universitário ou público em geral, podem se inscrever como Ouvintes ou Expositores. As inscrições possuem uma taxa que vai de R$60 a R$80 e dão direito a certificado que pode ter de 20 a 30 horas, dependendo da modalidade de inscrição.


Todo o valor arrecadado será usado para promover a participação dos universitários da Toledo Prudente em competições jurídicas nacionais e internacionais, mantendo-se a história e legado da Toledo Prudente nas competições.


INSCREVA-SE


Durante todo o evento terão momentos de lançamento de livros, painel com egressos de sucesso e o painel Insigne, que contará com a participação de renomados nomes do Direito Internacional.


Além disso, o III FIDH proporciona a oportunidade de exposição e publicação de trabalhos científicos, por acadêmicos e profissionais, não necessariamente do curso de Direito. Cursos como Psicologia e Fisioterapia, podem fazer parte da temática “Direitos Humanos e Multidisciplinaridades”.


Além desta área, também serão abordados:

  • Direito Internacional;

  • Direito Penal Internacional;

  • Direito Penal, Processo Penal e Direitos Humanos;

  • Direito Processual Constitucional.


Programação

1° Dia – 14/05


9h30 – Painel egressos: Beatriz Rebes: Advogada conveniada da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Autónoma de Chiapas, no México.


10h – Painel Insigne: Lucas Arnaud: Advogado do Programa para o Brasil e o Cone Sul do Centro pela Justiça e Direito Internacional; Professor substituto de Direito Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Direito Internacional e Bacharel pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


20h – Lançamento de livro: João Pedro Gindro – “A Primazia pela Indenização não monetária do dano moral: uma necessária interpretação material e processual civil”


20h30 – Painel Egressos: Alexia Domene: Juíza de Direito da 2ª Vara de Tupi Paulista, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Mestra em Direito Negocial pela UEL. Conciliadora e Mediadora Judicial certificada pelo CNJ. Especialista em Direito Constitucional pela FISIG.


21h – Painel Insigne: Giovana Lima Michelon – Coordenadora dos Sistemas Internacionais de Direitos Humanos vinculada à Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania. Mestrando em Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


2° Dia – 15/05

9h30 – Painel Egressos – Wellington Tebar – Doutor em Ciências Jurídicas pela UENP. Mestre em Ciências Jurídico-Ambientais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Membro Associado Fundador do Instituto Brasileiro de Direito do Mar.


10h – Painel Insigne – Bruno Borges – Atual Presidente da Comissão de Direitos Humanos da 33ª Subseção da OAB/MG. Doutor em Direito Constitucional pela PUC. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade do Minho. Especialista em Sistema Interamericano pela Universidade Nacional Autônoma do México.


20h – Lançamento de livro – Marcus Vinícius Aquotti – “Por uma persecução penal humanizada (teoria da ação comunicativa de Habermas na Justiça Consensual Penal como garantia de acessibilidade à Justiça célebre e fraterna e instrumento de pacificação social”.


20h30 – Painel Egressos – Guilherme Tomishima – Advogado. Extensão em Direitos Humanos e Direito Humanitário pela American University Washington College of Law. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Toledo Prudente.


21h – Painel Insigne – Valério Mazzuoli – Pós-Doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade Clássica de Lisboa. Doutor summa cum laude em Direito Internacional pela UFRGS. Mestre em Direito pela UNESP. Professor-adjunto de Direito Internacional Público da UFMT. Professor de mestrado na UIT. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Direito Internacional e da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas.