Inflação volta a atingir cesta básica

26 | 04 | 2024
Julhia Marqueti
Julhia Marqueti

Em pesquisa aplicada em sete supermercados da cidade de Presidente Prudente, no dia 23 de abril de 2024, o IPT (Índice de Preços Toledo) notou uma inflação de 2,77% no valor da cesta básica. Com o aumento, o consumidor que gastava R$ 970,03, hoje gasta, em média, R$ 996,93.

O grupo de artigos de limpeza apresentou uma inflação de 2,81%. Com destaque para o Desinfetante (fragrância pinho) (500ml) com aumento de 19,06% e o Detergente líquido (500ml) com acréscimo de 7,12%.

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O grupo de higiene pessoal também apresentou uma inflação de 2,54%. Neste grupo, se destaca o Papel higiênico (4 unidades- 30m) (folha simples) que teve um aumento de 13,24% e o Shampoo (340-350ml) com acréscimo de 7,87%.

Por fim e em contrapartida, o grupo de alimentos apresentou uma deflação de 0,31%, onde o Tomate (kg) teve uma diminuição de 24,79% e o Vinagre com queda de 23,05%.

Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o Desinfetante (fragrância pinho) (500ml) que variou entre R$ 1,95 e R$ 8,49, resultando numa diferença de 335,38% e o Absorvente aderente (8 unidades) que foi de R$ 1,69 à R$ 5,59, com uma diferença de 230,77%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 48%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 452,38. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 305,62, economizando assim, R$146,76.

A pesquisa teve a participação de 04 alunos da Toledo Prudente: Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos, Camila de Souza Prado e Gabriel Menocci Losco. Os trabalhos foram orientados pela Supervisora de Práticas Profissionais Victoria Gonçalves Trevizan.

Sobre o IPT    

O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.

Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.

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