Livro homenageia professor Caio Ishii que faleceu em março

22 | 12 | 2014
Lançado em novembro deste ano, o livro
“Direito e Teoria Crítica – reflexões contemporâneas” é de autoria do professor de Filosofia de Direito do curso de Mestrado da Universidade Estadual de Londrina, Clodomiro José Bannwart Júnior. O objetivo da obra é pensar o Direito em vários níveis de abordagens, através de experiências

teóricas e práticas de advogados, juízes, procuradores e promotores de justiça.

Dividido em 30 capítulos o livro que foi elaborado por professores e alunos, em um total de 40 participantes trata de assuntos atuais para o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico brasileiro. Desde o início da obra, idealizada por Caio Shiguemy Cassiano Ishii até então aluno do curso de mestrado e professor do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário, até a publicação foi aproximadamente um ano de trabalho.

No entanto, um acidente de trânsito na manhã do dia 18 de março na rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes, em Rancharia, impediria que Caio Ishii pudesse concluir o mestrado e ver o livro publicado.

“O Caio foi o principal responsável pela obra. Foi dele a sugestão para que fosse elaborado um livro a partir da temática da Teoria Crítica, tema central da disciplina que eu ministrei à sua turma no segundo semestre de 2013. Sem ele a ideia não teria tomado corpo e a obra não teria se concretizado”, ressalta Clodomiro.

O professor acrescenta ainda que logo após o trágico acidente, todos os professores e alunos se envolveram mais afinco para finalizar a obra e prestar uma homenagem ao Caio. “O Direito perdeu um jovem e promissor acadêmico preocupado com os rumos do Direito contemporâneo, sempre muito atento ao contexto social em que o Direito é aplicado. Sem dúvida, o Caio seria um grande nome do Direito brasileiro em um futuro breve”, acrescenta.

Em seu primeiro capítulo, o livro traz um dos últimos artigos produzidos pelo próprio Ishii. Nele, o mestrando parte de um breve contexto histórico sobre a construção do conhecimento e a leitura de fatos da vida. Com isso, o autor mostrou como a Teoria Crítica foi desenvolvida e qual a sua relação com a produção do conhecimento.

Rodrigo Lemos Arteiro, professor e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da subseção de Presidente Prudente também escreveu um artigo no livro que é dedicado ao agir comunicativo e a legitimação democrática da investigação criminal.

Outro nome conhecido presente na obra é do coordenador do Curso de Direito da Toledo Prudente, professor Sérgio Tibiriçá Amaral, que recebeu a incumbência de escrever a apresentação do livro.

“O professor Sérgio Tibiriçá teve o seu nome mencionado antes mesmo da obra ser iniciada. O Caio tinha uma grade admiração pelo professor Tibiriçá. Isso apenas reforçou nossa convicção de que a apresentação da obra, em homenagem ao Caio, não poderia ser escrita por outra pessoa”, afirma Bannwart.

Serviço: O livro “Direito e Teoria Crítica – reflexões contemporâneas” pode ser adquirido nas livrarias on-line ou diretamente no site da Editora Boreal.