Material escolar sofre com inflação

24 | 01 | 2014
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

A Empresa Júnior Toledo realizou nos dias 16 e 17 de Janeiro de 2014 a pesquisa de preços de Material Escolar em doze estabelecimentos de Presidente Prudente.

A pesquisa foi dividida em cinco grupos: Lápis/Canetas; Réguas; Cadernos; Cartolinas/Papéis e Diversos.

Em relação ao ano anterior, foi constatada uma inflação de 11,61%, ficando acima do índice oficial de inflação IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ano), que atingiu 5,91% no período. 

O grupo de Cadernos apresentou a maior inflação, com uma variação de 13,12% em relação ao ano anterior. O item com maior aumento de preço foi o Caderno de Desenho Credeal Designer – 48 fls/sem folhas de seda com 29,07%, sendo encontrado na pesquisa de 2013 pelo preço médio de R$ 2,37 e neste ano pelo preço médio de R$ 3,06.

Seguindo a tendência de alta nos preços, os outros grupos apresentaram as seguintes inflações: Diversos  11,64%; Réguas  11,54%, Cartolinas e Papéis  8,63% e Lápis e Canetas  6,51%.

Para fazer-se economia, mesmo com a alta dos produtos da lista escolar, o consumidor deve optar por produtos que não estejam ligados a “personagens da moda” e ficar atento às variações de preço entre os estabelecimentos. 

Analisando item por item, encontram-se grandes diferenças entre o maior e o menor preço praticado, também como ferramenta para economizar, conhecer as formas de pagamento e os descontos de cada estabelecimento pode ajudar a poupar ou facilitar a administração do orçamento familiar.  Pesquisar e negociar são a melhor solução

Clique aqui e acesse a pesquisa completa antes de fazer sua compra de material escolar

ASSUNTOS
RELACIONADOS