Museu na Toledo Prudente retrata trajetória tecnológica

22 | 06 | 2015
Desde 2013, a Toledo Prudente, por meio do curso de Sistemas de Informação, disponibiliza o Museu de Informática e Tecnologia.

Trata-se de um projeto que teve início por meio do E-Lixo, por meio do qual foi vislumbimagemrada a oportunidade de eternizar relíquias tecnológicas que eram entregues na Toledo Prudente para correta destinação. A visitação é gratuita para todos os membros da comunidade e demais interessados.

Televisores. Rádios. Videogames. Computadores e softwares. Todas peças antigas que retratam a história de épocas por meio de recursos tecnológicos.

O coordenador do Museu de Informática e Tecnologia, Raphael Garcia, que também é professor da instituição, explica que a ideia da criação se deu quando peças históricas começaram a ser entregues e por meio deste projeto, seria possível retratar esta história de geração para geração.

“Muitas peças são passadas de pai para filho, de avô para pai. Observamos que as peças têm valor sentimental e aqueles que dispõem delas, não desejam enviar para o lixo. Assim, em nosso museu, ela será bem guardada e ainda servirá de informação e conhecimento para as próximas gerações”, comenta Garcia.

A primeira peça do Museu de Informática e Tecnologia é uma televisão de tubo, que é datada de 1950 e que funcionava a válvulas. (foto 1)

O professor ressalta que a partir da criação, o museu começou a receber doações de alunos, professores, colaboradores e até da população em geral, que sentiu confiança na Toledo Prudente para o armazenamento histórico.

Caio Alves é aluno do curso de Sistemas de Informação.imagem Ele também é extensionista do Projeto E-Lixo da Toledo Prudente e ressalta que atua auxiliando o professor no projeto do museu.

“Trouxe diversos itens para cá. Um deles é um par de walk talkie que passou de geração em geração em minha família. Aqui, sei que estará eternizado e servirá de conhecimento para outras pessoas.

Atualmente, o museu conta com mais de 400 peças e é aberto para visitação na Toledo Prudente.

Em sala de aula – Além do Museu de Informática e Tecnologia estar aberto para visitação gratuita, as peças do local são utilizadas como forma de complementação de ensino nas aulas de Sistemas de Informação da Toledo Prudente Centro Universitário.

“Lá, nossos alunos conseguem ver computadores antigos e sua estrutura e fazer a comparação com as atuais, além de poderem conhecer a linha do tempo de lançamento de softwares, como o primeiro Windows, em sua versão 3.11, que ainda roda em uma das máquinas no laboratório”, diz.

E-Lixo – Desde 2011, a Toledo Prudente é ponto fixo de recolhimento de lixo eletrônico. É o único ponto reconhecido pelo Governo do Estado em nossa região. O projeto exerce papel importante em conscientizar a população regional com objetivo de praticar responsabilidade socioambiental por meio do descarte consciente de itens eletrônicos.

Desde o início do projeto, mais de 150 toneladas foram recicladas. Atualmente, os resíduos são encaminhados para o parceiro Seigo Informática, que dá o encaminhamento ambientalmente responsável.

Serviço – Museu de Informática e Tecnologia da Toledo Prudente é aberto para visitação ao público. Interessados podem fazer contato em (18) 3901-4000 – Ramal 3949 ou ainda pelo e-mail vestibular@toledoprudente.edu.br

Veja abaixo algumas matérias que já foram veiculadas sobre o Museu de Informática e Tecnologia