Pela 3ª vez, Toledo participa de competição nos EUA

21 | 03 | 2011
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Assim como nos anos de 2009 e 2010, a Toledo Presidente Prudente integrará a Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que está em sua 16ª edição e acontecerá entre os dias 22 e 27 de maio, no campus do Washington College of Law em Washington D.C., nos Estados Unidos.

A equipe formada pelos alunos Lucas Matheus Molina, do 7º termo, Matheus Faganello de Paula, do 3º termo, e pelo orientador Daniel Gustavo de Oliveira Colnago Rodrigues, está desenvolvendo o parecer – correspondente à parte escrita da competição – que deverá ser enviado via e-mail até o dia 28 de março.

O evento é sempre baseado num caso hipotético elaborado pela comissão organizadora da Competição, que nesta edição abordará a violação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, problemas relacionados à adoção e o tráfico sexual de menores.

“Dividimos a equipe e cada um ficou com uma parte dos afazeres. Além disso, todos estão em busca de materiais e lendo livros a respeito. Semanalmente nos reunimos para discutir o caso hipotético no qual exercemos o papel de representante das vítimas. Após esta primeira fase, que se encerra com a entrega do parecer, começaremos o treinamento para a fase oral, que acontece em Washington”, relata o orientador que atuará também como juiz (Leia mais) e que participou como competidor em 2009 (Leia mais).

Para os estudantes trata-se de uma experiência nova e enriquecedora para sua futuras carreiras jurídicas. “O nível dos competidores é alto, assim como o rigor dos juízes. Estamos ansiosos, porém confiantes. Conversamos com as demais equipes que já representaram a Toledo em outras edições do evento para termos uma ideia melhor de como funciona a fase oral”, contam os alunos.

Julgamento Simulado
Com o intuito de fomentar discussões acadêmicas sobre Direito Internacional, a Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos funciona como uma corte real e reúne estudantes de todo o mundo.

O evento acontece na American University Washington of Law, Washington, D.C., nos Estados Unidos, e dele participam apenas estudantes de faculdades convidadas.
 

ASSUNTOS
RELACIONADOS