Pesquisa revela alta no preço dos produtos natalinos

18 | 12 | 2012

A Empresa Júnior Toledo realizou a Pesquisa de Preços de Produtos Natalinos em seis supermercados e hipermercados de Presidente Prudente, no dia 11 de dezembro de 2012.

Na pesquisa foi detectada uma alta de 2,44% em relação à pesquisa realizada no dia 14 de dezembro de 2011.

O grupo de Carnes/Congelados foi o que apresentou a maior alta nos preços de seus produtos, registrando 14,90% de aumento. O Pernil temperado Seara e o Lombo temperado (mais barato) tiveram aumento em seus preços de 39,58% e 32,39% respectivamente.

O grupo que apresentou a segunda maior inflação nesta pesquisa de produtos Natalinos foi o grupo de Bebidas com 13,61% de aumento, destacando o Vinho Natal e a Cerveja Antártica garrafa 600 ml como produtos que mais contribuíram para esta alta, registrando elevação de 42,20% e 27,09% respectivamente.

Em contrapartida houve deflação no grupo de Frutas Natalinas (granel) com uma baixa 4,48%. Os produtos que mais contribuíram para esta queda foram a Castanha do Pará com Casca e a Castanha de Cajú com quedas de 33,49% e 27,61% respectivamente.

O grupo dos Enlatados teve alta de 8,11% e o grupo de Panetones teve alta de 0,21%.

A Empresa Júnior Toledo orienta os consumidores que pesquisem antes de realizar as compras, pois os mesmos produtos podem ser encontrados com até 36,13% de diferença de preços como no caso do Lombo Temperado (mais barato – Kg), sendo encontrado entre R$ 21,67 e R$ 29,50. Quando se trata de frutas natalinas a diferença fica ainda maior como no caso da Castanha de Caju que chega a 36,25%, sendo encontrada pelo menor preço a R$ 32,99 e pelo maior preço a R$ 44,95.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Presidente Prudente: Mayara Martins Bonfim, Edson Gomes Marcondes, Felipe Aglio de Oliveira, Maria Luisa de Lima Pastorim, Mario Humberto Salvador Junior, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Clique aqui e acesse a pesquisa completa