Segundo IPT, a dúzia de ovos está 21% mais cara em Prudente

06 | 03 | 2015
A Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário divulga o quinto Índice de Preços Toledo (IPT) do ano de 2015 realizado em supermercados de Presidente Prudente.

A pesquisa realizada em 06 supermercados da cidade durante os dias 02 e 03 de Março constatou uma inflação em relação ao mês anterior de 1,83%. Ou seja, o consumidor que gastava R$ 455,50 para compra de uma cesta básica, hoje gasta em média, R$ 463,82.

Os alimentos que compõem a cesta básica apresentaram uma inflação de 4,36%. Em relação ao mês anterior, os produtos que mais apresentam altas foram a cebola, com alta de 22,42% e os Ovos brancos (dúzia) com aumento de 21,70%.

Em contrapartida, o grupo Artigos de Limpeza apresentou deflação de 10,67%. O produto com maior queda foi o Desinfetante (tipo pinho – 500ml) com baixa de 13,49%. O grupo Higiene Pessoal também apresentou deflação de 8,62%, com destaque para o Papel Higiênico (4un. 30m – fl simples) com queda de 18,07% e a Absorvente aderente (8 unid.) com queda de 12,69% no período.

Devido às promoções, variedades e disponibilidade de produtos nos estabelecimentos alguns produtos apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como é o caso da Margarina (500g) que foi encontrada pelo menor preço a R$ 1,39 em um estabelecimento e pelo maior preço a R$ 3,49 em outro estabelecimento, uma diferença de 151,08%, e a Linguiça fresca (kg) encontrada pelo menor preço a R$ 3,99 e pelo maior preço a R$ 9,95, portanto uma diferença de 149,37%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 47%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 201,85. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 137,25 economizando assim o valor de R$ 64,60.

O IPT registra inflação de 5,18% nos últimos 12 meses, índice inferior ao IPCA que está em 7,7% nos últimos 12 meses.

A pesquisa teve a participação de 06 alunos da Toledo Prudente, são eles: Bruno Fazioni Bocal,  Stephanie Pereira de Carvalho, Gabriel Camargo de Souza, Fernanda da Silva Pereira de Oliveira, Miriam Kazue Soken e Juliana Josiely Gonçalves Rodrigues. Os trabalhos foram orientados pelo economista Walter K. Dallari e Supervisão de Prática Profissional por Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

SAIBA MAIS SOBRE ÍNDICE DE PREÇOS TOLEDO: A Empresa Júnior Toledo realiza pesquisas de mercado desde 1994. Essa pesquisa é a única realizada nos supermercados de Presidente Prudente. Os dados coletados são analisados sob uma perspectiva econômica e comportamental, cuja síntese é publicada quinzenalmente na imprensa local e no site Toledo Prudente. O IPT mede o comportamento dos preços de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza da cidade. Atualmente, o IPT é utilizado como referência pela comunidade local, por órgãos públicos, como o Tribunal de Contas do Estado e Prefeituras (embasamento de licitações), pelo Poder Judiciário (fixação de pensões alimentícias) e por investidores que buscam informações sobre o custo de vida na cidade de Presidente Prudente.