Serviço Social participa de palestra sobre educação

05 | 09 | 2013
Como parte das atividades da disciplina de Oficina de Educação, as alunas do 6º termo do curso de Serviço Social da Toledo participaram da palestra com a temática “Educação para todos: as particularidades do contexto prisional e a docência entre as grades”. A apresentação foi feita por Camila Menotti Zanuto, que é mestra em educação pela Universidade Federal de São Carlos.

Camila Menotti Zanuto comenta que a educação dentro do sistema prisional serve para promover um retorno diferente do preso a sociedade e faz com que ele fique longe da criminalidade.

“Quem trabalha na prisão, estuda e quem estuda também trabalha. O acesso à educação dentro da prisão transforma e faz com que os detentos não retornem a criminalidade quando terminarem de pagar a pena”, comenta.

A palestrante ainda afirma que a educação no contexto da cadeia é como um oásis. “A escola dentro da prisão é uma luz na escuridão, é uma possibilidade de mudança”, ressalta Camila.

Conforme a palestrante, não há métodos diferenciados na educação dos presos. “O método de ensino usado no sistema prisional é o mesmo aplicado nas escolas estaduais voltadas para a educação de jovens e adultos, porque mesmo na prisão, os detentos são submetidos aos exames públicos como o ENEM”, explica.

Ela acrescenta que até o ano passado, as aulas eram ministradas pelo educador preso e a partir do ano de 2013, as aulas já estão sendo dadas por professores que pertencem a secretaria de educação.

“O professor da rede tem o conhecimento pedagógico, porém o educador preso auxilia na familiarização do professor que pertence ao Estado”, comenta.

A professora Sílvia Manfrin, responsável pela disciplina, comenta que inserir esse assunto para as alunas é muito importante.

“É preciso mostrar que todos os problemas que atingem a educação fora do contexto prisional também atingem dentro, porém há muito mais interesse dos presos em buscar conhecimento do que os que estão livres. A escola da prisão funciona e ela promove mudança e gera crescimento pessoal”, expõe.