Sistemas de Informação promove Desafio de Robôs

28 | 04 | 2014

Tecnologia. Aplicativo. Smartphone. Três palavras que estão diretamente relacionadas, pois o uso da tecnologia em sala de aula fez com que os alunos do 1º termo do curso de Sistemas de Informação da Toledo Presidente Prudente desenvolvessem um robô, que é movido por meio de um aplicativo feito pelos próprios estudantes, disponível em seu aparelho móvel.

Durante o 1º semestre, os estudantes tiveram a oportunidade de montar, programar e traçar a estratégia para a confecção de um robô. O resultado desse trabalho intitulado APP GAME – Desafio de Robôs, é realizado pela Toledo Presidente Prudente, por meio do curso de Sistemas de Informação.

O evento acontecerá no dia 9 de maio, às 19h, no Espaço Toledo. A entrada da comunidade interessada é gratuita.

O aprendizado transmitido em sala de aula não servirá apenas para o desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis, mas para todas as plataformas tecnológicas.

Danyara Moreno de Almeida é aluna do 1º termo de Sistemas de Informação. Ela e o seu grupo estão desenvolvendo um dos robôs que participará da competição. Ela afirma que nunca imaginou construir um robô, porém a experiência é única e empolgante.

“É maravilhoso, porque nós fizemos tudo desde o começo. Nós somos os responsáveis por montar, programar, interagir na equipe e, ainda, traçar a estratégia que será usada para a competição”, conta.

Eli Candido Junior, professor da disciplina de Introdução à Computação e coordenador do evento, diz que objetivo do projeto é aplicar os conceitos básicos de lógica computacional, matemática e desenvolvimento de algoritmos.

“O APP GAME consiste no desenvolvimento de um aplicativo para celular para o sistema operacional Android, utilizando o App Inventor, para controlar o robô, que será construído utilizando o controlador NXT e peças do kit lego. O objetivo da competição é fazer com que o robô cumpra uma missão no menor tempo possível”, explica Candido.

“Os robôs terão que capturar o maior número de bolas coloridas que estarão espalhadas pelo tablado. Além de pegar, o robô precisará ficar atento, porque o outro time pode tirar a bola que está no gol do seu adversário para colocar no dele”, afirma Candido.

Tanto Danyara quanto seu grupo estão ansiosos para participar do APP GAME.

“Estamos sempre conversando e definindo sobre a tática a ser utilizada no dia da competição, baseada no robô dos grupos concorrentes. Nós analisamos os modelos concorrentes, e imaginamos como o nosso vai atacar e defender e assim estamos nos adaptando”, finaliza.

Sobre – O APP GAME acontecerá no dia 9 de maio, às 19h no Espaço Toledo. O evento é gratuito e aberto a população.