Toledo integra iniciativa inédita de IES brasileiras

29 | 11 | 2013

As Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente integram um consórcio inédito de instituições de ensino superiores brasileiras públicas e privadas com o apoio da LASPAU, instituto filiado à Universidade HARVARD/Estados Unidos, para formação de professores.

O consórcio foi apresentado no final do mês de novembro, na cidade de Lorena pelo seu idealizador, Professor Fabio Reis, diretor de operações da UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Angélica Natera, representante da LASPAU e Peter Dourmashkin, professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), a 14 universidades, sendo 6 públicas e 8 privadas, incluindo a Toledo.

Na ocasião, estiveram presentes gestores e representantes de instituições de ensino que discutiram a operacionalização do projeto, que tem como objetivo,  a capacitação de professores para o avanço da aprendizagem alinhado às mudanças no ensino, implementando o ensino centrado no aluno.

A participação da Toledo Presidente Prudente se dá devido a politica institucional da faculdade na implantação da inovação acadêmica.

“Há dois anos, a Toledo vêm investindo em inovação acadêmica por meio da participação em eventos nacionais e internacionais sobre o tema, sensibilização dos professores e pesquisando as diversas formas de aprendizagem dos alunos”, comenta a diretora acadêmica, Zelly Pennacchi Machado.

A implantação da inovação acadêmica na Toledo é conduzida pela Diretoria Acadêmica, por meio do Laboratório de Apoio Pedagógico – LAP, sob a coordenação do Profo. José Artur Teixeira Gonçalves.

Dando sequência na atividade do consórcio, os professores pesquisadores do grupo de estudo em inovação acadêmica da Toledo participaram do Workshop ‘Como criar um ambiente de aprendizagem eficaz’  com o prof. Peter Dourmashkin.

Integram o Laboratório de Apoio Pedagógico em Inovação Acadêmica (LAP), a diretora acadêmica, Zelly Pennacchi Machado, o coordenador José Artur Teixeira Gonçalves, o coordenador de tecnologia, Eli Candido, os professores Eduardo Couto e Viviane Piloni, além da assessora da diretoria, Clarice Yoshioka.

Durante o workshop, os participantes foram divididos em grupos aleatórios e vivenciaram uma demonstração de metodologias ativas utilizadas no MIT.

Em contato com membros de outras IES, os representantes da Toledo Presidente Prudente confirmaram que nossa Faculdade está na vanguarda da inovação acadêmica com vistas à aprendizagem efetiva, pesquisando e aplicando novas metodologias de ensino.

"A participação no workshop auxilia no planejamento para a implantação da inovação acadêmica na Toledo em busca da melhoria dos resultados na relação ensino aprendizagem. Foi muito importante a troca de experiência com docentes de outras instituições que buscam a aplicação dessas novas metodologias", explica Eli Candido..

Foto 1: Membros da Toledo Presidente Prudente com o professor Peter Dourmashkin (Massachusetts Institute of Technology)