Toledo integrou competição que envolveu 40 países

03 | 06 | 2011

Os alunos do curso de Direito da Toledo Presidente Prudente, Lucas Matheus Molina (7º termo), Matheus Faganello de Paula (3º termo) e o orientador Daniel Gustavo de Oliveira Colnago Rodrigues, formado em 2010 pela IES, chegaram recentemente de Washington – D.C.

Lá, participaram da Competição Internacional de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que neste ano contou com 130 equipes de 40 países participantes.

O evento ocorreu de 22 a 27 de maio e promoveu uma discussão sobre os méritos de um caso hipotético, baseado em um tema atualmente debatido dentro do Sistema Legal Interamericano de Direitos Humanos.

Os alunos Lucas e Matheus receberam a orientação do egresso Daniel que, no ano de 2009, chegou até as oitavas de final desta mesma competição.

“É sempre honrosa a oportunidade de representar a Toledo, ainda mais numa competição de altíssimo nível como esta. Tamanha honra divide espaço com uma grande responsabilidade, que é o de manter o nome da Faculdade no topo das Universidades de Direito. E, embora não tenhamos vencido, saímos de lá aplaudidos e satisfeitos”, menciona o orientador.

Durante uma rodada, o orientador dos alunos da Toledo participou de uma rodada como juiz envolvendo uma equipe brasileira da Bahia e outra equipe do Caribe. “Foi muito interessante e passo a ostentar a titulação de Parecerista e Colaborador da American University College of Law. É um grande título para meu currículo, que recebo com imensa satisfação”, diz.

O aluno participante Matheus Faganello de Paula enfatiza que foi uma experiência extremamente interessante e gratificante, tanto para o quesito pessoal quanto para o profissional, pois é algo que no futuro vai lhe conceder diversas oportunidades “Principalmente porque neste evento se trata de assuntos interessantes e pouco abordados, como o Direito Internacional e os Direitos Humanos, mas que ganham maior notoriedade a cada dia”, ressalta.

Julgamento Simulado – Com o intuito de fomentar discussões acadêmicas sobre Direito Internacional, a Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos funciona como uma corte real e reúne estudantes de todo o mundo.

O evento acontece na American University Washington of Law, Washington, D.C., nos Estados Unidos, e dele participam apenas estudantes de faculdades convidadas.