Toledo Prudente arrecada livros para construção de biblioteca na APAE

29 | 07 | 2022
Barbara Munhoz
Barbara Munhoz

A volta às aulas na Toledo Prudente será marcada pela solidariedade. De segunda (1º) a sexta-feira (5), o projeto “Ler para Ser” mobiliza alunos, professores e comunidade para a arrecadação de livros infantis e fantoches, que irão compor o acervo da biblioteca da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Das 8h às 21h, o público deposita suas doações nas caixas de coleta localizadas no bloco 3 e na biblioteca do Centro Universitário. A iniciativa, segundo Amanda Sertori, bibliotecária da Toledo Prudente, foi pensada para instigar os atendidos pela instituição a desenvolverem gosto e hábito pela leitura, por meio da construção de uma biblioteca na unidade prudentina da APAE.

“Dentro deste espaço serão proporcionadas leituras e contações de histórias, tendo em vista que o contato com os livros amplia os conhecimentos e estimula a imaginação do aluno, seja por meio da leitura de imagens ou da escrita”, complementa. 

O aproveitamento de ambientes físicos disponíveis na entidade também foi um dos pontos considerados para o desenvolvimento do projeto, idealizado por docentes da instituição.

“Sentíamos falta de um espaço que proporcionasse aos alunos o contato com livros. A implementação da biblioteca visa estimular a leitura, ainda que por aqueles não alfabetizados, visto que a decodificação pode ser realizada de diversas formas. Os alunos são público-alvo da Educação Especial e o projeto reforça os direitos da pessoa com deficiência ao acesso à leitura, cultura e diversidade”, ressalta a professora especialista em Educação Especial da APAE, Tauana Silva.  

Sobre a APAE

Fundada em 1968, por Muriel Oliveira Iamada, a APAE de Presidente Prudente é uma associação civil e beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo e pesquisa. 

Sem fins lucrativos, tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. 

“Esperamos que, com essa parceria, consigamos demonstrar o trabalho realizado dentro da instituição e enfatizar o estudante com deficiência como um ser capaz, contribuindo para uma inclusão efetiva”, conclui a professora especialista em Educação Especial e uma das idealizadoras do “Ler para Ser”, Beatriz Contes. 

Serviço: a APAE de Presidente Prudente está localizada à Rua David Cerqueira Leite, 261, Jardim Eldorado. O telefone para contato é o (18) 3311-3000, e o e-mail é apae@apaeprudente.org.br