Toledo Prudente retorna da IAMOOT como 1° e 2° Melhor Orador para o Estado em Português

24 | 05 | 2024
Julhia Marqueti
Julhia Marqueti

Falar em Direito da Toledo Prudente, é citar competições e não só isso, ótimos resultados em tudo o que participa. Em 2024 não seria diferente, principalmente em mais uma edição da IAMOOT (Inter American Human Rights Moot Court Competition).

Desta vez, o Centro Universitário teve como representantes os alunos: Isabela Vincoleto Soares e Arthur Bonifácio Garcia. Com meses de preparação, eles retornam dos Estados Unidos com sentimento de dever cumprido e uma quebra de recorde. Isso porque, pela 1ª vez, a Toledo Prudente conquistou o posto de 1° e 2° Melhor Orador para o Estado em Português.

E não apenas isso, ao chegarem na semifinal, eles colocaram o Centro Universitário no topo – mais uma vez – já que foram os únicos do Brasil a chegar nesta etapa da IAMOOT. Os universitários deixaram para trás outras 10 significativas instituições: FGV Direito Rio, PUCPR, PUC-RIO, UERJ, UFBA, UFPE, UFRJ, UFV, Mackenzie e Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa IDP.  

A Competição é um evento único e trilíngue (nos idiomas inglês, espanhol e português) e teve a participação de 40 universidades de 15 países. Entre eles, o Brasil era o que mais possuía representantes, com 11 cursos presentes e com a Toledo Prudente chegando mais longe.

“A gente vem aqui, para os Estados Unidos, para mostrar aos juízes porque que a Toledo Prudente tem a tradição que tem. Então, foi uma experiência maravilhosa. Eu tenho certeza que tanto eu quanto a Isa, a gente saiu muito melhor, muito mais maduro do que a gente entrou na competição”, destaca Arthur.

Neste ano, as rodadas orais aconteceram de 20 a 23 de maio e esta foi a 15° participação da Toledo Prudente, que marca presença desde 2009. Na competição, os estudantes debatem um caso por meio de um memorial escrito e de argumentos orais apresentados perante especialistas em Direitos Humanos que atuam como a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

“Aqui, nós tivemos a oportunidade não só de estar participando enquanto oradores na competição, representando a Toledo Prudente, mas também a troca de conhecimento, troca de culturas, porque aqui tiveram países como o El Salvador, Chile, Venezuela, entre vários. Eu estou muito feliz e muito grata”, enfatiza, Isabela.

Sobre a sensação de manter a Toledo Prudente no topo, a universitária destaca que retorna para casa com sentimento de dever cumprido e tantas outras emoções que são difíceis de descrever.

“O coração está em paz, é uma sensação de dever cumprido e que a gente deu o nosso melhor ao ter recebido tantos elogios dos juízes e de ter representado tão bem o Centro Universitário”, finaliza Isabela.

Lista renomada e importante:

Arthur e Isabela se juntam a uma lista de representantes que sempre mostraram o porquê da Toledo Prudente ser referência de ensino. A cada resultado positivo, seja em competições, provas e concursos difíceis, o Centro Universitário se reforça como o melhor curso de Direito da região.

Ainda na graduação ou já formados, a Toledo Prudente tem orgulho daqueles que levam o nome não só da instituição, como o da cidade de Presidente Prudente, para o topo a cada ano que passa. 


Conheça os alunos que já representaram a Toledo Prudente:

2009 – Caique Tomaz e Daniel Colnago

2010 – Janaina Coimbra e Felipe Santos

2011 – Lucas Molina e Matheus de Paula

2012 – João Victor Mendes de Oliveira e Jonatas Teixeira

2013 – Francisco Zaidel e Fernanda Pereira

2014 – Enio Mariano e Guilherme Borges

2015 – Lucas Noya e João Ângelo Lima

2016 – Alexia Domene e Gustavo Borges

2017 – Henrique Fujiki e Felipe de Mello

2018 – Guilherme de Oliveira Tomishima e João Pedro Gindro Braz

2019 – Ana Luiza Fujiki e Guilherme Fontana Sanchez

2020 – Não houve competição por causa da Pandemia de Covid-19

2021 – Amanda Yamagushi e Isabela Mendes

2022 – Daniel Ferreira e Thaline Bogalho

2023 – Lucas de Souza Gonçalves e Lorena Novaes Meira

2024 – Isabela Vincoleto Soares e Arthur Bonifácio Garcia