Toledo sediará fórum sobre violência contra mulher

19 | 11 | 2013
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Na sexta-feira (22), a Toledo Presidente Prudente sediará o IV Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência contra a mulher – “Masculinidades”.

O evento acontecerá das 8h às 13h no Salão Nobre das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo e o foco da discussão será a possibilidade da construção de novos padrões de masculinidade que possam alterar comportamentos e valores que legitimam a violência contra as mulheres.

A coordenadora do Serviço de Proteção e Atendimento especializado à mulher do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Simone Duran Martinez, explica que o objetivo é ampliar as discussões sobre as formas de enfrentamento da violência praticada contra as mulheres.

“A violência contra as mulheres constitui uma violação dos direitos humanos e se funda nas desigualdades de gênero e numa cultura machista. Fatores tais como alcoolismo, uso de drogas e desemprego podem estar relacionados a episódios de violência doméstica, mas não constituem a causa do problema”, explica.

Simone afirma que o problema é complexo e que envolve pessoas que possuem relação de afeto.

“Dentre todos os tipos de violência contra a mulher, existentes no mundo, aquela praticada no ambiente familiar e doméstico é uma das mais cruéis e perversas. O lar, identificado como o local acolhedor e de conforto passa a ser, nesses casos, um ambiente de perigo contínuo que resulta num estado de medo e ansiedade permanentes. Envolta no emaranhado de emoções e relações afetivas, a violência doméstica contra a mulher se mantém, até hoje, como uma sombra em nossa sociedade”, finaliza.

Poderão participar do fórum, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social e do Sistema Único de Saúde, funcionários ligados a Educação, operadores do Direito, alunos do curso de Serviço Social e Direito e, ainda, profissionais interessados na temática, além da sociedade em geral.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente aqui

ASSUNTOS
RELACIONADOS