Toledo será parceira de Pirapozinho em mutirão

20 | 08 | 2013
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
No dia 24 de agosto das 8h às 15h na Praça Municipal Manoel Marques Silva será realizado pela Prefeitura Municipal de Pirapozinho em parceria com a Toledo Presidente Prudente o mutirão do lixo eletrônico. Este será o primeiro realizado pela atual gestão.  
 
A engenheira ambiental, Jaqueline Claro Polegatto, afirma que serão recolhidos materiais de informática, de audio e vídeo, de telefonia e eletrodomésticos em geral e que, conforme a adesão da sociedade será estudada a frequência da realização do evento.
 
O mutirão acontecerá, porque segundo a engenheira ambiental o objetivo é descartar os materiais recolhidos no local correto evitar problemas ambientais.
 
“Os materiais eletrônicos, caso descartados de forma incorreta, podem vir a contaminar o solo e trazer problemas à saúde humana e ao bem estar dos animais e vegetais”, expõe. 
 
O coordenador do projeto E-lixo da Toledo, Raphael Garcia, afirma que como o projeto é uma atividade de extensão, o objetivo também é atender as cidades vizinhas a Presidente Prudente por meio de orientação tanto na execução como durante a realização do evento.
 
“Os mutirões têm sido uma boa alternativa e, a cada ano, temos observado um crescimento das arrecadações. Isto mostra que as prefeituras tem feito seu trabalho conscientizando a importância da participação do cidadão. Na região, a Toledo é o único ponto fixo de coleta e está à disposição para prestar o devido apoio às cidades”.
 
Jaqueline comenta que a parceria foi firmada com a Toledo, porque a cidade de Narandiba indicou a faculdade para a Prefeitura de Pirapozinho. 
 
“A escolha da Toledo foi devido a indicação do Claúdio Branco, responsável pelo meio ambiente de Narandiba, que já realizaram esta parceria com a Toledo e elogiaram seu trabalho”, ressalta.
 
O coordenador explica que o governo de São Paulo lançou em 2007, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental por meio da descentralização e valorização da base da sociedade.
 
“O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
A gestão do lixo eletrônico é uma das metas do programa e para atingir este objetivo, algumas prefeituras começaram a solicitar a parceria da Toledo”. 
 
O coordenador ressalta a importância da Toledo em ser ponto fixo de coleta de lixo eletrônico. 
 
“A indicação pelas prefeituras reafirma nosso compromisso com a população e com o meio ambiente”, finaliza. 
 
Serviço – Além do mutirão que contará com a parceira da Toledo, a instituição é ponto fixo de coleta de lixo eletrônico e os itens podem ser entregues durante sete dias por semana, 24 horas por dia, inclusive aos feriados na entrada principal da Toledo Presidente Prudente. Todo lixo eletrônico recolhido será coletado pela empresa Infomax Tecnologia da Informação para descaracterização e reciclagem. Mais informações pelo telefone (18) 3901-4000.

ASSUNTOS
RELACIONADOS